A pedagogia histórico-crítica como expressão teórica do marxismo na educação e a crítica à formação por competências
Palavras-chave:
Pedagogia das Competências, Pedagogia Histórico-Crítica, Marxismo, Educação Escolar, Formação HumanaResumo
O objetivo deste artigo consiste na apresentação de algumas reflexões sobre o papel da educação escolar na formação humana. Para tanto, propõe uma discussão não apenas acerca da compreensão de categorias da pedagogia histórico-crítica, expressão teórica do marxismo no campo da educação, como também a respeito da formação por competências, ideário presente nos diversos segmentos da educação escolar em nosso país. O desenvolvimento da argumentação estrutura-se em torno da crítica aos fundamentos políticos, econômicos e ideológicos preconizados pela pedagogia das competências, que se revelam favoráveis à adaptação dos indivíduos à lógica do capital; e na defesa da educação escolar e do conhecimento científico como essenciais à formação humana em uma perspectiva emancipatória do homem, tal como defendido pelos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica.
Downloads
Referências
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
DUARTE, Newton. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993.
GUEDES, Maria Denise. Educação de jovens e adultos: o debate na década de 1990. 2005. 139f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
MARTINS, Lígia Márcia. Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. In: DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 53-74.
MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil. Formação Continuada de Professores: uma análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente. 2007. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.
PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PERRENOUD, Philippe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
RAMOS, Marise N. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. In: Revista Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, p. 401-422, set. 2002.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8.ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 7.ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João et. al. Novas
tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 151-168.
SAVIANI, Dermeval. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Livros do Tatu: Cortez, 1991.