Marxismo e educação: marxismo e reformismo na produção de conhecimento em educação hoje

Autores

  • Adriana Doyle Portugal

Palavras-chave:

Marxismo, Reformismo, Marxismo e Educação, Produção de Conhecimento

Resumo

O artigo tem como principal objetivo apresentar os principais elementos teóricos e políticos da atual produção de conhecimento de inspiração marxista em Educação, a partir da análise dos trabalhos mais expressivos e que se vêm tornando referência nacional desse campo de produção de saberes. Procura-se, também, apontar os principais problemas teórico-metodológicos desse campo, de modo a demonstrar os aspectos que o constituem como um campo propriamente reformista em Educação hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

ALTHUSSER, Louis. A favor de Marx. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

ALTHUSSER, Louis. O que não pode mais perdurar no Partido Comunista Francês. Artigos publicados no Le Monde logo depois das eleições na França e da derrota da União de Esquerda. Eurocomunismo X Leninismo. Coleção polêmica, n.1, Vega S. A..

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1983.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. A Ideologia como problema teórico. In: CARDOSO, Miriam L. Ideologia do desenvolvimento, Brasil: JK-JQ. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Para uma leitura do método em Karl Marx: anotações sobre a Introdução de 1857. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, Cadernos do ICHF, n. 30, setembro de 1990.

CURY, Carlos Roberto Jamil; GOULART, Cecília (Org.). Dimensões e horizontes da Educação no Brasil. Ensaios em homenagem a

Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Osmar Fávero. Rio de Janeiro: UFF, 2004.

DAVIES, Nicholas. O Governo Lula e a Educação: a deserção do Estado continua?. Revista Educação e Sociedade. Campinas: Cedes/Unicamp, v. 25, n. 86, abril de 2004.

DUARTE, Newton. Conhecimento Tácito e Conhecimento Escolar na Formação do Professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Revista Educação e Sociedade. Campinas: Cedes/Unicamp, v.24, n.83, agosto de 2003.

DAVIES, Nicholas. Sociedade do conhecimento ou sociedade das Ilusões? Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo)

DAVIES, Nicholas. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed.Campinas: Autores Associados, 2006.

DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004.

ESTABLET, Roger. A Escola. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, n.35, out./dez. de 1973, lançado em 1974.

FERNANDES, Luís. O debate marxista sobre a Economia Política do Imperialismo no Início do Século. In FERNANDES, Luís. URSS, ascensão e queda: a economia política das relações da URSS com o mundo capitalista. São Paulo: Anita Garibaldi, 1991.

FREITAS, Luiz Carlos de. A Avaliação e as Reformas dos Anos 90: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação. Revista Educação e Sociedade. Campinas: Cedes/Unicamp, v. 25, n. 86, abril de 2004.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). Teoria e Educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria;

RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio integrado:

concepção e contradições. São Paulo:

Cortez, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria.

Educação Básica no Brasil na década de

: subordinação ativa e consentida à lógica

do mercado. Campinas, Revista Educação

e Sociedade, v. 24, n. 82, abril de 2003.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999. (Série Educação)

GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da exclusão, crítica ao neoliberalismo em Educação. Petrópolis: Vozes, 2005.

GENTILLI, Pablo; TADEU da Silva, Tomaz (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e Educação: visões críticas. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel: a política e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

GRAMSCI, Antonio. Alguns temas da questão meridional. São Paulo: Grijalbo, 1977.

HANDFAS, Anita. Uma leitura crítica das pesquisas sobre as mudanças nas condições capitalistas de produção e a educação do

trabalhador. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, 2006.

LENIN, V. I. Imperialismo, fase superior do capitalismo. São Paulo: Global, 1979.

LENIN, V. I. Que Fazer? As questões palpitantes do nosso movimento. Apresentação de Florestan Fernandes. São Paulo: HUCITEC, 1978.

LUXEMBURGO, Rosa. A revolução russa. In: PEDROSA, Mário. A crise mundial do imperialismo e Rosa Luxemburgo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979 (Coleção Perspectivas do Homem, v. 128).

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Anita Garibaldi, 1989.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Introdução de Jacob Gorender. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MARX, Karl. As lutas de classes. Rio de Janeiro: Cátedra, 1986.

MARX, Karl. O Dezoito Brumário e cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

MARX, Karl. Para a crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Coleção Os Economistas).

NAIM, Moisés. Ascensão e queda do Consenso de Washington. Revista Brasileira de Comércio Exterior. n. 64. Disponível em:

.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. (Coletivo de Estudos sobre Política Educacional).

NEVES, Lúcia Maria Wanderley; LIMA, Júlio César França (Org). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

SADER, Emir. Prefácio. In MÉSZÁROS, István. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

SAES, Décio Azevedo Marques de. Classe Média e Escola Capitalista. Revista Crítica Marxista, Rio de Janeiro: Revan, n. 21, 2005.

SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, 2005.

TRÓPIA, Patrícia Vieira. Marxismo e educação: debates contemporâneos. José Claudinei Lombardi e Demerval Saviani (Org.). Resenha. Revista Crítica Marxista. Rio de Janeiro: Revan, n. 22, 2006.

TRÓPIA, Patrícia Vieira; RANIERI, Jesus; TOLEDO, Caio Navarro de; BOITO JR., Armando (Org.). A obra teórica de Marx: atualidade, problemas e interpretações. São Paulo: Xamã, 2000.

Downloads

Publicado

2007-11-30

Como Citar

Portugal, A. D. (2007). Marxismo e educação: marxismo e reformismo na produção de conhecimento em educação hoje. Revista De Educação PUC-Campinas, (23). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/164

Edição

Seção

Artigos