Estado, educação e avaliação externa: relações e conseqüências

Autores

  • Ana Lúcia Garcia
  • Iraíde Marques de Freitas Barreiro

Palavras-chave:

Estado, Avaliação Externa, Escola

Resumo

Para melhor analisar o sistema nacional de avaliação do ensino via exames padronizados e aplicados em larga escala, é importante compreender a lógica, premissas ou concepções que se tem de Estado. Desse modo, o presente artigo trata, a princípio, da constituição desse Estado Avaliador, propositor de políticas públicas de cunho neoliberal; em seguida, parte-se para uma breve análise de como a educação tem sofrido com as conseqüências da política de cunho neoliberal e como a avaliação externa caminha ao encontro desse Estado. Por fim, destaca-se como o estudo do local - a escola - é importante para que os seus agentes possam compreender os processos avaliativos, apropriarem-se dos resultados e imprimir-lhes novos significados e, conseqüentemente, novas ações.

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Publicado

2008-11-30

Como Citar

Garcia, A. L., & Barreiro, I. M. de F. (2008). Estado, educação e avaliação externa: relações e conseqüências. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/100

Edição

Seção

Artigos