Benefícios da tutoria em contexto escolar

análise dos preditores relacionados com o professor-tutor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7209

Palabras clave:

Autoeficácia, Compromisso afetivo., Experiência como tutor, Qualidade da relação, Tutoria.

Resumen

O presente estudo analisa as variáveis do professor-tutor preditoras dos benefícios da tutoria em contexto escolar: a qualidade da relação de tutoria, a autoeficácia do tutor, o compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor. Participaram 140 professores de diferentes zonas de Portugal, através do preenchimento de um questionário online. O modelo de regressão linear múltipla revelou que a qualidade da relação e a autoeficácia do tutor são preditores estatisticamente significativos dos benefícios da tutoria percebidos pelo professor-tutor. Não foram encontrados resultados significativos nos restantes preditores. Os dados sugerem a necessidade de se investir na formação dos professorestutores e na monitorização da sua prática, de forma a promover a qualidade da relação tutor-tutorando e a autoeficácia do tutor. O compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor não são suficientes para o sucesso dos programas de tutoria, de modo que urge rever as práticas de organização da tutoria nas escolas (e.g., critérios de seleção dos tutores).

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Publicado

2023-07-20

Cómo citar

Cunha, J. S. da, Martins, J. A. O., Freitas, L. M. G. da C., & Rosário, P. J. S. L. F. (2023). Benefícios da tutoria em contexto escolar: análise dos preditores relacionados com o professor-tutor. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7209

Número

Sección

Artículos