Empregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5382

Palavras-chave:

Educação e emprego, Educação superior, Inserção profissional de egressos, Mercado de trabalho

Resumo

Este artigo de revisão discute pesquisas recentes sobre inserção profissional de egressos da educação superior no Brasil. Foi feito levantamento de produções em bases indexadas e repositórios acadêmicos do país nas últimas décadas. A partir de critérios de elegibilidade foram selecionados 30 trabalhos que compuseram o corpus documental do estudo. Parte dos documentos localizados diz respeito a egressos de cursos de formação de professores. Assim, o estudo foi desagregado entre produções sobre egressos em geral e sobre egressos de licenciaturas, sendo que destas, destacaram-se pesquisas sobre graduados em cursos de Pedagogia. As produções foram classificadas em três categorias: i) as que relacionam a inserção de egressos às modificações do mercado de trabalho; ii) as que associam as trajetórias profissionais em interface com desigualdades estruturais da sociedade; e iii) as que abordam a inserção laboral de egressos a partir das especificidades da área de formação. Identificou-se que as produções sobre egressos da educação superior são bem distribuídas nos três grupos. Já para egressos das licenciaturas e Pedagogia, os trabalhos se concentram na terceira categoria, com exceção de cursos da parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular. Foi possível concluir que, em geral, o mercado de trabalho para licenciados absorve os egressos dentro da área de formação com relativa facilidade, ainda que permaneçam desigualdades de remuneração quanto ao sexo e à raça/cor.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Braga, D. S., Inácio, M. H., Salomé, N. C. dos S., & Brescia, A. T. (2022). Empregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão de literatura. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5382

Edição

Seção

Artigos de revisão