O ensino da língua materna na École Maternelle pública francesa | The teaching of the mother tongue at public french Maternelle School
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4932Palabras clave:
Alfabetização e ensino de língua materna. Concepção de linguagem. Educação Infantil.Resumen
As experiências como professora da Educação Infantil foram as razões que motivaram a investigação do trabalho com a língua materna nesse nível escolar. Todavia, a oportunidade de vivenciar algumas práticas de ensino em uma escola de Coësmes (França) proporcionou o interesse de realizar pesquisa no território francês de forma a compreender como a alfabetização tem ocorrido nesse país. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar o que as docentes francesas priorizam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. Foram realizadas entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em uma escola pública localizada no centro de Paris. As análises mostram que elas priorizam a alfabetização ao invés do letramento e o ensino da língua pátria, ou seja, objetivam a alfabetização das crianças francesas e daquelas que vieram de outros países.
Descargas
Citas
Bakhtin, M.; Volochinov, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
Benjamin, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.114-119. (Obras Escolhidas, vol. 1).
Bolívar, A. ¿De nobis ipsis silemus? epistemologia de la investigación biográficonarrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v.4, n.2, 2002, p.1-26.
Ferreiro, E.; Teberosky, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
Gnerre, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Jovchelovitch, S.; Bauer, M.W. Entrevista narrativa. In: Bauer, M.W.; Gaskell, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
Kleiman, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
Kleiman, A.B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Unicamp, 2005. (Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais).
Larrosa, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v.19, n.2, p.4-27, 2011.
Mendonça, O.S.; Mendonça, O.C. Alfabetização – Método Sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2008.
Mortatti, M.R.L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. In: Seminário de Alfabetização e letramento em debate, 2006, Brasília. Anais Eletrônico [...]. Brasília: Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020.
Reis, F.A. Concepções de ensino de língua materna a partir de narrativas de professoras de educação infantil na escola pública francesa. 2020. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2020.
Saussure, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
Soares, M. As muitas facetas da alfabetização. In: Soares, M. Alfabetização e Letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Soares, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, p.5-17, 2004.
STREET, B.V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.