Desafios para a alfabetização no contexto das escolas indígenas | Literacy challenges in the context of indigenous schools

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4928

Palabras clave:

Alfabetização indígena. Educação escolar indígena. Educação Fundamental. Formação de professores.

Resumen

Neste artigo, propomos algumas reflexões sobre dife-rentes modelos de pensamento, ideologias linguísticas e as tensões presentes na relação entre oralidade e escrita no contexto do ensino da língua portuguesa e do processo de alfabetização em comunidades indígenas no Brasil. A partir do levantamento bibliográfico realizado entre setembro e novembro de 2019, em duas das principais plataformas acadêmicas existentes no país (Scientific Electronic Library Online e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes), apontamos alguns aspectos que consideramos fundamentais no desenvolvimento de propostas de alfabetização entre comunidades indígenas, entre eles, a singularidade da escola diferenciada, a heterogeneidade dos povos, a definição de escola e de currículo e o reconhecimento de que, como tantos outros, constitui-se em um campo de lutas em um contexto de minorias étnico-culturais em relação à sociedade envolvente. Consideramos que os modos de pensamento, tal qual proposto por Brunner, precisam ser trazidos para a discussão para dialogarmos com estudos recentes sobre a alfabetização de povos indígenas, uma vez que a língua, em uma perspectiva bakhtiniana, é constituinte da cultura, ao mesmo tempo em que o sujeito se constitui mergulhado nela. Também é possível considerar que os desafios epistemológicos em torno da alfabetização e da aquisição da escrita no contexto das escolas interculturais e indígenas possuem estreita relação com o debate sobre relações de desigualdade, das hierarquizações produzidas em torno do etnocentrismo linguístico e as necessárias reflexões voltadas para a reconstrução identitária nesse contexto.

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Biografía del autor/a

Kelly Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Humanidades e Educação, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Kelly Russo é Doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), Mestre em Ciências Sociais e Educação (FLACSO-AR), Pós-Doutorado em Antropologia Social (PPGAS-Museu Nacional) e em Educação e Interculturalidade (Centro de Estudos sobre Etnicidade e Educação da Universidade de Montreal). É professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Na FEBF, integra o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, onde orienta pesquisas de Mestrado em Educação, e coordena o Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação - NEPIIE. Tem experiência com projetos educacionais no contexto escolar e não escolar e desde 2011, é pesquisadora associada do LACED ? Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Museu Nacional, UFRJ). Possui projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à educação intercultural critica, educação escolar e povos indígenas; ações afirmativas e a inserção de jovens indígenas na educação superior, direitos humanos e a educação brasileira.

Leila Carvalho Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Humanidades e Educação, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Leila Mendes é Doutora em Letras, professora da Faculdade de Educacao da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência de mais de 30 anos na Educação Básica e contribui com as reflexões sobre interrelações entre infâncias, escola e linguagem.

Gabriela Nunes Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Humanidades e Educação, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Gabriela Fernandes é pedagoga e conclui seu Mestrado em Educacao no Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Cultura e Comunicacao em Periferias Urbanas da Faculdade de Educacao da Baixada Fluminense, UERJ.

Citas

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Russo, K., Mendes, L. C., & Fernandes, G. N. (2020). Desafios para a alfabetização no contexto das escolas indígenas | Literacy challenges in the context of indigenous schools. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4928

Número

Sección

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas