“Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro!” – Currículo e alfabetização para além das evidências | “Either this or that: this or that... and I keep choosing all day! ” – Curriculum and literacy beyond evidence

Autores/as

  • Rita de Cassia Prazeres Frangella Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. http://orcid.org/0000-0001-6392-4591

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4880

Palabras clave:

Alfabetização. Alteridade. Currículo. Discurso. Políticas curriculares.

Resumen

O artigo objetiva discutir políticas educacionais contem-porâneas para alfabetização e os sentidos de currículo e alfabetização que estas mobilizam. A análise põe em destaque as proposições da Política Nacional de Alfabetização interrogando uma das premissas indicadas no programa: a alfabetização baseada em evidências científicas. Ao arguir tal questão, discute-se a partir de uma perspectiva discursiva pós-estrutural que questiona a lógica binária entre verdade/não verdade calcada numa dada concepção de “evidência científica” e que, por conseguinte, invalida outras perspectivas que não se erijam à sua semelhança. Argumenta-se que a tomada da Ciência como preditividade, ordem fixada e sentidos unívocos expulsa a diferença e incide sobre uma ideia da alfabetização e currículo com feições instrumentais e processos homogeneizantes. Nessa linha de problematização, defende-se uma perspectiva discursiva para currículo e alfabetização, em que os significados não são dados aprioristicamente, dão-se nos termos derridianos da imprevisibilidade, contingência, alteridade, o que exige decisão responsável, mas que, como decisão, só se dá no terreno do indecidível. Assim, alfabetização e currículo são significados como enunciações culturais, produzidos em relações alteritárias que, sempre plurais, borram e transbordam as fronteiras em que tentam contê-los.

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Biografía del autor/a

Rita de Cassia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Professora Associada do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação = Proped/UERJ

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Frangella, R. de C. P. (2020). “Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. e vivo escolhendo o dia inteiro!” – Currículo e alfabetização para além das evidências | “Either this or that: this or that. and I keep choosing all day! ” – Curriculum and literacy beyond evidence. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4880

Número

Sección

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas