O envelhecimento no currículo do Ensino Superior nos cursos de Saúde e Humanidades | Human aging in the Higher Education curriculum of Health and Humanities courses

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4750

Palabras clave:

Avaliação do currículo. Currículo do Ensino Superior. Envelhecimento.

Resumen

 Este artigo apresenta um panorama da formação de recursos humanos nas áreas de saúde e humanidades em 14 Instituições de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul. É um estudo realizado nos anos de 2017/2018 pelo Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano, intitulado “Currículo do Ensino Superior e Envelhecimento Humano”. O estudo tem abordagem qualitativa com o objetivo de analisar os currículos dos cursos de graduação das áreas da Saúde e Humanidades em relação à temática da velhice na formação de profissionais de diversas áreas do conhecimento. A pesquisa foi realizada através de questionário enviado pela plataforma Google Docs a professores, coordenadores de cursos de graduação e pró-reitores. A sustentação teórica está embasada nos estudos das áreas de Geriatria e Gerontologia, as quais se articulam com a legislação nacional da educação e da saúde. Os resultados mostram que 162 disciplinas trabalham com a temática do envelhecimento em 32 cursos de graduação. Os professores dessas disciplinas do currículo de graduação possuem titulação de doutor e mestre e desenvolvem planos de ensino de abordagem interdisciplinar, refletindo a necessidade de se entender a velhice sob múltiplas dimensões: biológica, social, cultural e psicológica. Importante destacar que a implantação dessas disciplinas nos cursos de graduação pesquisados se deu de maneira gradual, porém de forma mais efetiva nos últimos 15 anos.

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Biografía del autor/a

Delcio Antônio Agliardi, Universidade de Caxias do Sul (UCS).

docente da Área de Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS]. Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. Coordenador do Programa UCS Sênior – Educação e Longevidade

Silvia Virginia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul

docente do Departamento de Psicologia e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora com pós-doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Líder do grupo de pesquisa “Envelhecimento e cidadania”. Editora da PSI UNISC, revista da Universidade de Santa Cruz do Sul. Avaliadora do MEC/INEP.

Daniela Bertol Graeff, Universidade de Passo Fundo

docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2020-10-21

Cómo citar

Agliardi, D. A., Areosa, S. V. C., & Graeff, D. B. (2020). O envelhecimento no currículo do Ensino Superior nos cursos de Saúde e Humanidades | Human aging in the Higher Education curriculum of Health and Humanities courses. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–11. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4750