O processo de ensino e aprendizagem

Autores/as

  • Maria Eugênia L. M. Castanho

Resumen

Sou professora há três décadas e tenho tido o privilégio de pa1iicipar, durante esse tempo, de todo o processo de reflexão e de ação que tem reformulado a educação brasileira. Desde muito cedo, aos 16 anos, quando minis­trei minha primeira aula a alunos de 4ª série primária, descobri a paixão da experiência do­ centena sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Rubem. Pensar. Correio Popular. Campi­ nas, SP, 18/2/92.

__________. Ensinar o que não se sabe. Correio Popular. Campinas, SP, 3/3/92.

AUSUBEL, D. et ai. Psicologia Educacional. 2. ed., Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BLOOM, IIASTINGS e MADAUS. Evaluación dei Aprendizaje. vol. i., Buenos Aires: Troquei, 1975.

BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. 2. ed., Rio de Janeiro: Bloch, s.d.

__________. Actos de significado. Madrid: Alianza edit, 1991.

CASTANHO, Maria Eugênia, CASTANHO, Sér­ gio. Revisitando os objetivos da educação. ln: VEIGA, lima P. Alencastro (org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996.

Comênio, J.A. Didáctica Magna. 3. ed., Lisboa: Fundação Calouste Gunbenkian, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido trinta anos depois. Cadernos de pesquisa, n. 88, fev. 1994.

GÓES, Maria Cecília. A natureza social do desen­ volvimento psicológico. CadernosCEDES n. 24, Campinas, SP: Papirus, 1991.

GUSDORF, G. Professores para quê? São Paulo: Martins Fontes, 1987.

KUPFER, M.C. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 1989.

NUDLER, T.B. La educación y los mecanismos ocultos de la alienación. ln: ILLICH, Ivan et ai. Crisis en la didáctica. Buenos Aires: Axis, 1975.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente eformação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PIAGET, J. Piaget por Piaget. Texto relativo a filme gravado pelo autor, 1977 (divulgação restrita).

SHAKESPEARE, W. Romeu e Julieta. ln: MANA­ CORDA, M. História da educação. São Paulo: Cortez, 1989.

VIGOTSKY, L..S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado

1997-07-31

Cómo citar

Castanho, M. E. L. M. (1997). O processo de ensino e aprendizagem. Revista De Educação PUC-Campinas, 1(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/455

Número

Sección

Artículos