Qualificação profissional e as políticas educacionais para a juventude no Brasil | Professional qualification and educational policies for the youth group in Brazil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4478

Palabras clave:

Educação Profissional, Juventude, Mercado, Plano Nacional de Educação, Reforma do Ensino Médio.

Resumen

Este artigo pretende discutir as proposições de políticas educacionais para a juventude brasileira, especialmente relacionada à expansão da Educação Profi ssional que podem ser notadas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) e na atual reforma do Ensino Médio. Como referencial teórico, foram utilizadas as análises situadas no campo do materialismo histórico e dialético de base marxista, à luz das categorias analíticas de “Estado”, com base em Engels e Mészáros, da relação entre “trabalho” e “educação”, segundo Saviani, e de “classe social” fundamentada em Marx e Mészáros. Entende-se que a Educação Profissional pensada a partir da análise das legislações e políticas educacionais adotadas apresenta complexos problemas no quesito do papel do Estado para com a sua oferta e qualidade. Além disso, essa modalidade de educação tem perpetuado o dualismo histórico na educação, que oferta uma formação prática para a juventude de origem trabalhadora e destina uma formação mais ampla possível para a juventude oriunda das classes dirigentes. Para fundamentar essas hipóteses, recorreu-se à pesquisa documental, utilizando a Lei n°13.415/2017 da reforma do Ensino Médio e o Plano Nacional de Educação (2014-2024), bem como a revisão de literatura a partir de autores como Frigotto, Krawczyk, Adrião e Pinto, Bezerra e Araújo, entre outros, que contribuem para as reflexões e contextualizações acerca da relação entre educação, Estado, sociedade e mercado.

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Biografía del autor/a

Jailton de Souza Lira, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Sayarah Carol Mesquita dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2019-10-23

Cómo citar

Lira, J. de S., & Santos, S. C. M. dos. (2019). Qualificação profissional e as políticas educacionais para a juventude no Brasil | Professional qualification and educational policies for the youth group in Brazil. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(3), 497–516. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4478