A educação no estado do São Paulo: política equivocada
Resumen
"Se eu quiser falar com Deus, tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão, que o diabo amassou
Tenho que virar um cão, tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho, tenho que me achar medonho E apesar de um mal tamanho alegrar meu coração" ...
Se eu quiser falar com Deus (Gilberto Gil)
Descargas
Citas
A EDUCAÇÃO básica no Brasil e na América Latina: repensando sua história a partir de 1930. S. Paulo, FDE, 1988. Série Idéias. nº 1.
ALVES, N. (coord) Educação e Supervisão - o trabalho coletivo na escola. S. Paulo: Cortez, 1986.
__________ Formação do jovem professor para a educação básica. Caderno CEDES, S. Paulo, nº 17, Cortez Editora, 1991.
BRANDÃO, 1. L. Quem eles pensam que enganam? O Estado de S. Paulo, S. Paulo, 14 de dezembro de 1997. C-2
CÉSAR, S. B. Administração escolar: uma práxis pedagógica. Campinas, SP, 1990, Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação/ UNICAMP.
DECRETO ESTADUAL no 21833/83-no 29948/ 86 - no 28089/88 -no 281 70/88 -no 34035/91 .
DEMO, P. Participação é conquista: noções de política social participativa. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
DOMINGUES, J. L. Interesses humanos e paradigmas curriculares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. 67 (156): 351-66, mai/ago, 1986.
FREIRE, P. Professora sim, tia não. 8. ed. São Paulo: Editora Olho D'água, 1997.
GADOTTI, M. Escola cidadã. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
GARCIA, R. L. Os especialistas em educação: os mais novos responsáveis pelo fracasso escolar. Prospectiva, Porto Alegre, nº 14, 1985.
GRINSPUN, M. S. Z. (org) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.
HORCAJO, J. J. S. La gestión participativa en la ensenanza. Madrid. Narcea, S.A. de Ediciones, 1979.
LEI DE DIRETRIZES E BASES da Educação Nacional nº 9394/96
LEI DE DIRETRIZES E BASES da Educação Nacional nº 5692/71
LEI complementar 444/85.
LEI complementar 836/97.
MELO, S. M. M. de.Orientação educacional:do consenso ao conflito. Campinas, SP: Papirus, 1994.
MILET R. M. L. Uma orientação educacional que ultrapassa os muros da escola. Revista ANDE, S. Paulo, nº 1 O, 41-45, 1987.
NÓVOA, A. (coord.) Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote. Instituto de Inovação Educacional. 1992.
O ESTADODES. PAULO. Redução de aulas vai parar na justiça. 18 de março de 1998. A-11 .
O PAPEL do diretor e a escola de 1 º grau. São Paulo: FDE. Diretoria Técnica, 1992. Série Idéias nº 12.
PALMA FILHO, JC. Fundamentos da construção curricular. ln: Educação Pública: tendências e desafios. S. Paulo: CERED, 1990. crítica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
PASCOAL, M. O prazer na escola. Campinas SP: 1998. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Depto. de Psicologia Educacional. UNICAMP.
PENIN, S. T. S. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, SP: Papirus, 1994.
PIMENTA, S. G. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 1988.
RESOLUÇÕES do XIV Congresso Estadual de Educação. APEOESP. Santos, 26 a 28 de outubro de 1995.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas. A direção e a questão pedagógica. S.Paulo: SE/CENP, 1988.
SARESP. Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de S. Paulo/Secretaria de Estado da Educação, no 1 (abril, 1997) - S. Paulo: FDE, 1997.
SILVA, C. S. MEC corta 84 mil matrículas em 3 estados. O Estado de S. Paulo. 22 de janeiro de 1998. A -9.
VEIGA, 1. P. A.(org.) (org.) Projeto político pedagógico na escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1997.