PARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia / PARFOR: Teacher training in the state of Maranhão: A Course in Education

Autores/as

  • Ilma Vieira do Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Alice Melo Universidade Federal do Maranhão http://orcid.org/0000-0002-6172-1608

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3661

Palabras clave:

Condições de funcionamento dos cursos, Educação Básica, Programa emergencial

Resumen

Este artigo resulta de parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Objetiva analisar as repercussões das condições de realização de Programas Emergenciais, tendo em vista a prática pedagógica dos professores-cursistas a serem desenvolvidas em escolas públicas de municípios maranhenses. Estes programas são tratados como expressão de determinadas ações governamentais que compõem o elenco da política educacional brasileira, orientada em seus encaminhamentos para a melhoria da Educação Básica, atualmente. O estudo centra o processo formativo no Curso de Pedagogia. A abordagem adotada é qualitativa e envolveu 12 cursistas, oriundos de três polos situados em mesorregiões geográficas. Além da pesquisa documental e bibliográfica, utilizaram-se questionários com perguntas abertas para captar expectativas e percepções sobre o curso realizado. A pesquisa revelou relativo êxito no que se refere à valorização dos profissionais da educação, bem como a possibilidade de ampliação de conhecimentos sobre a docência; porém demonstrou a persistência de um crucial problema a envolver programas focalizados de formação de professores que se encontram em exercício da docência, ou seja, as exíguas condições de trabalho necessárias ao processo formativo.

Palavras-chave: Condições de funcionamento dos cursos. Educação Básica. Programa emergencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus Universitário Bacanga, Av. dos Portugueses, 1966, 65085-508, São Luiz, MA, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: I.V. NASCIMENTO. E-mail: <ilmavi@terra.com.br>.

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus Universitário Bacanga, Av. dos Portugueses, 1966, 65085-508, São Luiz, MA, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: I.V. NASCIMENTO. E-mail: <ilmavi@terra.com.br>.

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão

Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão - Educação

Citas

Brasil. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 30 jan. 2009. Seção, p.1.

Brasil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. In: Brasil. Camâra dos Deputados. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília: Edições Câmara, 2014. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2014.

Brasil. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Seção 1, p.27833.

Brasil. Ministério da Educação. Relatório de Gestão 2009-2013. Brasília: CAPES, 2013. Brzezinski, I. (Org.). Anfope em movimento: 2008-2010. Brasília: Líber Livro, 2011.

Chagas, V. Formação do magistério: novo sistema. São Paulo: Atlas, 1976.

Freitas, H.C.L. Formação inicial e continuada: a prioridade ainda postergada. In: Oliveira, D.A.; Vieira, L.F. (Org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

Gatti, B.A.; Barretto, E.S.S.; André, M.E.D.A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2013. Brasília: INEP, 2014a. Disponível em: <http://portal.inep. gov.br/basica-censo escolar-sinopse>. Acesso em: 14 jul. 2014.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2009. Brasília: INEP, 2014b. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 14 jul. 2014.

Nascimento, I.V.; Melo, M.A. A CAPES e a regulação da formação de professores da educação básica. Cadernos de Pesquisa, v.22, n.3, p.87-99, 2015.

Nascimento, I.V.; Moraes, L.C.S.; Melo, M.A. PARFOR: formação emergencial e acompanhamento de professores/cursistas no estado do maranhão. In: Congresso Nacional de Educação, 12., 2015, Paraná. Anais... Paraná: EDUCERE, 2015.

Oliveira, D.A.; Vieira, L.F. (Org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

Pereira, J.E.D. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.92, n.230, p.34-51, 2011.

Ramalho, B.L.; Nuñez, I.B. (Org.). Formação, Representações e Saberes Docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. Natal: UFRN, 2014.

Universidade Federal do Maranhão. PROFEBPAR: orientações gerais para o planejamento e execução das atividades do segundo seminário interdisciplinar do curso de pedagogia. São Luís: UFMA, 2010.

Weber, S. O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional. Cadernos Cedes, v.35, n. 97, p.495-515, 2015.

Publicado

2017-06-08

Cómo citar

Nascimento, I. V. do, Moraes, L. C. S. de, & Melo, M. A. (2017). PARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia / PARFOR: Teacher training in the state of Maranhão: A Course in Education. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 239–254. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3661

Número

Sección

Sección Temática: Formación del Profesorado: retos y perspectivas