A profissionalidade do professor formador das licenciaturas / The professional life of professors in teacher education courses

Autores/as

  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Patrícia Cristina Albieri de Almeida Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3640

Palabras clave:

Condições de trabalho, professor formador, profissionalidade, trabalho docente

Resumen

O texto relata dados de uma pesquisa que tem como foco o trabalho docente do professor formador
atuante nos cursos de licenciatura. Objetivou conhecer quem são os formadores, em que condições
desenvolvem seu trabalho, quais os principais desafios enfrentados na docência e como eles afetam a
constituição de sua profissionalidade. Os dados foram coletados por meio de análise documental e
entrevistas com trinta professores formadores de duas universidades do estado de São Paulo, uma
pública e outra comunitária. Os resultados revelaram que as mudanças no mundo contemporâneo
impõem novas demandas ao trabalho do formador, decorrentes principalmente da heterogeneidade
dos alunos que ingressam nas licenciaturas e das condições institucionais, o que requer a revisão dos
saberes e práticas docentes e a tomada de decisões individuais, já que as instituições não favorecem
o trabalho coletivo e a busca de soluções conjuntas.


Palavras-chave: Condições de trabalho. Professor formador. Profissionalidade. Trabalho docente.

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Biografía del autor/a

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação. R. Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4B-06, 05014-901, Perdizes, São Paulo, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.E.D.A. ANDRÉ. E-mail: <marli.andre@gmail.com>.

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas

Fundação Carlos Chagas. Departamento de Pesquisas Educacionais. São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2017-06-08

Cómo citar

André, M. E. D. A. de, & Almeida, P. C. A. de. (2017). A profissionalidade do professor formador das licenciaturas / The professional life of professors in teacher education courses. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 203–219. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3640

Número

Sección

Sección Temática: Formación del Profesorado: retos y perspectivas