Alfaletramento

análise de uma ação de correção de fluxo de aprendizagem

Autores/as

  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a35

Palabras clave:

Alfabetização, Letramento, Reprovação escolar

Resumen

Objetiva-se analisar um Projeto de correção de fluxo escolar buscando identificar seus impactos sobre estudantes com história de fracasso escolar e sobre professores. O Projeto atendeu alunos dos ciclos 3 e 4 do Ensino Fundamental, da rede municipal de Recife, que tinham dificuldades em leitura e escrita. A metodologia constou da análise de depoimentos das professoras, coletados por meio de entrevistas. Os resultados apontaram que o trabalho de formação vivenciado com as professoras contribuiu para o desenvolvimento das atividades diversificadas no Projeto: leitura, produção de textos e apropriação do sistema de escrita alfabética. Os alunos que iniciaram o ano letivo no grupo 1 (que não dominavam os princípios do sistema alfabético de escrita) tiveram avanço. No início do ano letivo, 28,46% dos estudantes foram agrupados no grupo 1. No final do ano, apenas 7,70% permaneceram neste nível.

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Biografía del autor/a

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n., Cidade Universitária, 500740-530, Recife, PE, Brasil. E-mail: <tfleal@terra.com.br>.

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Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Leal, T. F. (2012). Alfaletramento: análise de uma ação de correção de fluxo de aprendizagem. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(2), 201–211. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a35

Número

Sección

Artículos