Alfaletramento
análise de uma ação de correção de fluxo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a35Palabras clave:
Alfabetização, Letramento, Reprovação escolarResumen
Objetiva-se analisar um Projeto de correção de fluxo escolar buscando identificar seus impactos sobre estudantes com história de fracasso escolar e sobre professores. O Projeto atendeu alunos dos ciclos 3 e 4 do Ensino Fundamental, da rede municipal de Recife, que tinham dificuldades em leitura e escrita. A metodologia constou da análise de depoimentos das professoras, coletados por meio de entrevistas. Os resultados apontaram que o trabalho de formação vivenciado com as professoras contribuiu para o desenvolvimento das atividades diversificadas no Projeto: leitura, produção de textos e apropriação do sistema de escrita alfabética. Os alunos que iniciaram o ano letivo no grupo 1 (que não dominavam os princípios do sistema alfabético de escrita) tiveram avanço. No início do ano letivo, 28,46% dos estudantes foram agrupados no grupo 1. No final do ano, apenas 7,70% permaneceram neste nível.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEAL, T.F. A alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva do letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BENSTEIN, B. Estrutura social, linguagem e aprendizagem. In: PATTO, M.H. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1986.
BERNARDIN, J. As crianças e a cultura escrita. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
BROOKS, C.K. Some approaches to teaching English as a second language. In: WEBSTER, M.H. (Org.). The disadvantaged learner England. San Francisco: Candler, 1966.
CAGLIARI, L.C. Alfabetização e lingüística. 8.ed. São Paulo: Scipione, 1995.
CAMARGO, D.A.F. Um estudo piagetiano com crianças ludovicenses. Cadernos de Pesquisa, n.57, p.71-77, 1986.
CARRAHER, T.N.; SCHLIEMANN, A.D. Fracasso escolar: uma questão social. Cadernos de Pesquisa, n.45, p.3-19, 1983.
CARRAHER, T.N. Sociedade e inteligência. São Paulo: Cortez, 1989.
CARRAHER, T.N.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A.L. Na vida dez, na escola, zero. São Paulo: Cortez, 1988.
HESS, R.; SHIPMAN, V. Experiências iniciais de vida e a socialização de estilos cognitivos em crianças. In: PATTO, M.H. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1986.
HOUSTON, S. Um reexame de algumas afirmações sobre a linguagem da criança de baixo nível sócio-econômico. In: PATTO, M.H. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1986.
LABOV, W. The study of language in its context. In: GIGLIOTI, P.P. (Ed.). Language and social context. Harmondsworth. Middlessex, England: Penguin Education, 1972. p.179-215.
LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. (Org.). Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
PATTO, M.H.S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1987.
PIAGET, J. Le language et la pensée chez l’enfant. Neuchâtel-Paris: Delachaux & Niestlé, 1923.
POPPOVIC, A.M. Atitudes e cognição do marginalizado cultural. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.26, n.57, p.244-254, 1972.
SAMPAIO DA SILVA, F. Operações lógico-matemáticas de crianças na primeira série do primeiro grau. Cadernos de Pesquisa, n.44, p.63-74, 1983.
SANTOS, C.; MENDONÇA, M. (Org.) Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e liguagem. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
WELLS, G. Styles of interaction and opportunities for learning. In: CASHDAN, A. (Org.). Literacy, teaching and learning language skills. Oxford: Blackwells, 1986.