Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola / Successful educational projects on socio-moral values: Contributions to the school routine

Autores/as

  • Maria Suzana de Stefano Menin Universidade Estadual Paulista
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Matias Zechi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3449

Palabras clave:

Educação em valores sociomorais, Educação moral, Escola, Experiências bem sucedidas

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar alguns projetos em Educação em valores sociomorais, ou Educação moral, que foram implementados em escolas e considerados como bem-sucedidos. A base empírica do artigo é uma investigação que buscou identificar experiências brasileiras de educação moral em escolas públicas de ensino fundamental II (6º a 9º ano) e ensino médio. Nessa pesquisa constatou-se que a grande maioria dos projetos mostrou iniciativas isoladas, sem finalidades morais claras, ou voltadas mais ao controle disciplinar dos alunos do que à construção de valores. No entanto, houve exceções: projetos organizados a partir da identificação de problemas do cotidiano escolar ou de seu entorno, com o envolvimento da comunidade e das famílias e a participação dos alunos como parceiros e idealizadores das atividades realizadas. Verificou-se que a Educação em valores sociomorais pode, deve e é possível ocorrer nas escolas públicas e nas demais escolas brasileiras. Mas os projetos escolares necessitam de clara intencionalidade, planejamento profissional, participação do corpo docente e discente, aplicação contínua e de longo prazo, e formação adequada.

Palavras-chave: Educação em valores sociomorais. Educação moral. Escola. Experiências bem sucedidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Suzana de Stefano Menin, Universidade Estadual Paulista

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista UNESP, campus de Presidente Prudente.

Professora Titular em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual Paulista/UNESP.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Doutora em Psicologia para Universidade de São Paulo - USP.

Juliana Aparecida Matias Zechi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – campus de Paranaíba.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Patrícia Unger Raphael Bataglia, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Marília.

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Citas

Alceste version 4.8 for Windows. Toulouse: Image, 2005. 1 CD-Rom.

Aquino, J.G.; Araújo, U.F. (Org.). Em foco: ética e educação. Educação e Pesquisa, v.26, n.2, p.53-53, 2000.

Araújo, U.F. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educação e Pesquisa, v.26, n.2, p.91-107, 2000.

Bauman, Z. O mal estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais; terceiro e quarto ciclo: apresentação dos temas transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

Carvalho, J.S. Podem a ética e a cidadania ser ensinadas? Pro-posições: Revista da Faculdade de Educação, v.13, n.3, p.157-168, 2002.

Carvalho, J.S. et al. Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa, v.30, n.3, p.435-445, 2004.

D´Aurea-Tardeli, D. O respeito na sala de aula. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

Delors, J. (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Delors, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1996. p.89-102. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.

Goergen, P. Educação moral hoje: cenários, perspectivas e perplexidades. Educação e Sociedade, v.28, n.100, p.737- 762, 2007.

Imbernón, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

Jares, X. Educar para a verdade e para a esperança: em tempos de globalização, guerra preventiva e terrorismo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

La Taille, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

La Taille, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

La Taille, Y.; Menin, M.S.S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.

Menin, M.S.S. Desenvolvimento moral: refletindo com pais e professores. In: Macedo, L. (Org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p.37-103.

Menin, M.S.S. Valores na escola. Educação e Pesquisa, v.28, n.1, p.91-100, 2002.

Menin, M.S.S. Educação moral na primeira infância. Pátio - Educação Infantil, v.8, p.8-11, 2010.

Menin, M.S.S.; Bataglia, P.U.R.; Zechi; J. (Org.). Projetos bem sucedidos de educação em valores: relatos de escolas públicas brasileiras. São Paulo: Cortês, 2013.

Piaget, J. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

Piaget, J. Os procedimentos de educação moral. In: Macedo, L. (Org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p.1-36.

Puig, J.M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

Puig, J.M. Democracia e participação escolar. São Paulo: Moderna, 2000.

Puig, J.M. Práticas morais: uma abordagem sociocultural. São Paulo: Moderna, 2004.

Tavares, M.R.; Menin, M.S.S. (Coord.). Avaliando valores em escolares e seus professores. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2015. (Textos FCC, v.46).

Tognetta, L.R.P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com as virtudes numa visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

Tognetta, L.R.P.; Vinha, T.P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

Trevisol, M.T.C. Tecendo os sentidos atribuídos por professores do ensino fundamental ao médio profissionalizante sobre a construção de valores na escola. In: La Taille, Y.; Menin, M.S.S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009. p.152-184.

Vinha, T.P. O educador e a moralidade infantil numa visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

Zabalza, M. Como educar em valores na escola. Revista Pátio Pedagógica, v.4, n.13, 2000.

Zechi, J.A.M. Educação em valores: solução para a violência e a indisciplina na escola? 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2014.

Publicado

2017-03-15

Cómo citar

Menin, M. S. de S., Trevisol, M. T. C., Zechi, J. A. M., & Bataglia, P. U. R. (2017). Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola / Successful educational projects on socio-moral values: Contributions to the school routine. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3449