Uma possibilidade de escola para todos: a formação continuada de professores em educação especial
Palabras clave:
Educação Especial, Formação Continuada, Escola para todosResumen
A educação, prática fundamental da vida humana, apresenta-se marcada pela compreensão e pelos interesses que os grupos humanos revelam em determinada situação, ora conservando o saber existente, ora criando um novo saber. A tentativa de converter em prática o discurso da democratização da educação escolar traz em si contradições e desafios. Novos panoramas se configuram, alternativas têm sido criadas e desenvolvidas na tentativa de possibilitar educação para todos. Este artigo pretende sensibilizar o leitor a respeito de uma possibilidade de escola para todos, a partir da construção de novas relações no cotidiano escolar, por meio da formação continuada de professores em Educação Especial.
Descargas
Citas
BRAGA et ai, Formação continuada em serviço: paixão e razão. ln: Revista de Educação PUC-Campinas, v.1, n. 3, dezembro /1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Livro 1/MEC/SEESP. Brasília, 1994.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
HUGO, Víctor. O Corcunda de Notre Dame. Tradução de Paulo Silveira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
KRAMER, Sônia. Melhoria da Qualidade de Ensino: O desafio da Formação de Professores em Serviço. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, maio/ agosto, 1989.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, Antonio. (coord.) Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
PIMENTEL, Maria da Glória B. O Professor em Construção. (tese de doutoramento). São Paulo/SP: Pontifícia Universidade Católica, Faculdade de Educação, 1992.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Faculdade de Educação. Revista de Educação. Campinas/SP, v. 1, no. 3, dezembro 97.
SANFELICE, José Luís. Escola pública e gratuita para todos: inclusive para os deficientes mentais. ln: Educação Especial. CEDES, 23. São Paulo: Cortez, 1989.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Educativas Especiais. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca, Espanha, 7-1 O de junho de 1994.
UNICEF. Declaração Mundial Sobre Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Conferência Mundial sobre Educação para Todos. Jontien, Tailândia, 05 a 09 de março de 1990.