Aprender e ensinar são processos permanentes, tanto para o professor quanto para o aluno
Palabras clave:
Literacy, Education , Learning processes, Down SyndromeResumen
Com base nos estudos teóricos de Piaget, Vygotsky, Wallon, Grossi, Teberosky e GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação de Porto Alegre/AS, entre outros, os profissionais da Fundação Síndrome de Down, em Campinas/SP, realizam desde de 1994 uma extensa pesquisa teórica e empírica sobre como os seus alunos, com síndrome de Down, aprendem a escrever. Especificamente é esse assunto que trataremos no presente texto sobre a psicogênese da língua escrita e o papel do educador nesse processo de construção pela criança. Salientamos entretanto no decorrer do artigo, a importância do aprofundamento teórico, pelo educador principalmente no que diz respeito às teorias que deram embasamento à psicogênese que descreveremos no texto. Conhecer e compreender mais à fundo conceitos de Vygotsky, Wallon e Piaget tornam-se imprescindíveis para que a didática baseada na descrição dos níveis da psicogênese não se torne uma técnica vazia de significados. O texto irá abordar ainda algumas reflexões sobre a inclusão social e o processo de aprendizagem dos alunos dentro Construtivismo-Vygotskiano.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Ana Rita S. A Emoção na Sala de Aula. Campinas: Papirus, 1999.
ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pré-escola - revisitando teorias, descortinando práticas. São Paulo: Pioneira Educação, 1994.
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FERREIRO, Emilia e PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita - Novas perspectivas. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
GROSSI, E. Pillar. Didática do nível pré-silábico. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra; 1993, Vol. li.
_____ . Didática do nível silábico. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra; 1993, Vol. III.
____. Didática do nível alfabético. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra; 1993, Vol. IV.
KAM 11, Constance. A criança e o número. 1.ed. Campinas: Papirus; Campinas, 1988.
KAMII, Constance e DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
SASTRE, G & MORENO, M. Temas Transversais em Educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Construir Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
_____ . Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999a.
____. . Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SEBER, Maria da Glória. Psicologia do pré-escolar - uma visão construtiva. São Paulo: Editora Moderna, 1995.
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Editora Ática, 1994.
VERGNAUD, G. La Théorie des Champs Conceptuels. ln: PERRENOUD, Philippe. Construir Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
_____ . Fundamentos de defectologia. Obras Completas. Tomo Cinco. Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1989a.
_____ . Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WALLON, H. As Origens do Pensamento na Criança. São Paulo: Editora Manole, 1989.
____. A Evolução Psicológica da Criança. Lisboa: Edições 70, 1995.