Projetos inovadores: contextualizando o caso do Paraná
Palabras clave:
Banco mundial, Classes de aceleração , Avaliação, Inclusão/exclusãoResumen
Objetiva-se problematizar o Projeto Correção de Fluxo (PCF) desenvolvido em Toledo Paraná no período de 1997/1998 por meio da análise de entrevistas realizadas com os professores envolvidos na execução da proposta pedagógica. A centralidade da avaliação no projeto inovador é debatida e constata-se que ela é afetada pela forma de organização do trabalho pedagógico. Discute-se a formação dos professores que são colocados como ponto estratégico para reverter a rota de fracasso dos alunos – a capacitação e a inovação contida na proposta. As contradições presentes no PCF são objeto de reflexão pelos professores que se interrogam sobre as reais possibilidades de inclusão social dos alunos participantes do projeto. E analisa-se esta problemática frente às políticas educacionais no contexto neoliberal.
Descargas
Citas
BOURDIEU, P. Classificação, desclassificação e reclassificação. ln: NOGUEIRA, M. A. & CATANI, A.(Orgs.). Escritos e educação. 3ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CAPPELLETTI, 1. F. et ai. Fios e Tramas: a complexidade da avaliação. ln: CAPPELLETTI 1.
F. (Org.) Avaliação educacional: fundamentos e práticas. São Paulo: Ed. Articulação Universidade/Escola, 1999.
FONSECA, M. O Banco Mundial e a Gestão da Educação Brasileira. ln: OLIVEIRA, D. A. (Org.) Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleção Magistério: Formação Trabalho Pedagógico).
__________. É necessário radicalizar: curvando a vara em outra direção. ln: Revista de Educação, Trevoset.(09)fev2002a,p.18-25.
__________. A progressão continuada e a democratização do ensino. 2002b. (Trabalho em fase de publicação).
MIOTTO et ai. O banco mundial e a política da educação. Disponível em: www giocities.com/ sociedade cultura/neoliberalismo.html; acessado em: agosto de 1999.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal. Publicações Dom Quixote, 1992.
SEED - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ, Departamento de Primeiro Grau. Projeto Correção de Fluxo Escolar: dados de identificação. Curitiba, 1996.
SHULTZ, T. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.
SORDI, M. R. L. De.Aavaliaçãodaaprendizagem universitária em tempos demudanças:a inovação ao alcance do educador comprometido. ln: VEIGA, 1. P. A; CASTANHO, M. E. L. (Orgs.). Pedagogia universitária - a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.