Ensino fundamental de nove anos
discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a30Palabras clave:
Ensino fundamental de nove anos, Política educacional, Saberes e práticasResumen
Este artigo discute a política educacional do Ensino Fundamental de nove anos por meio do discurso de coordenadoras pedagógicas, professoras e diretoras que atuam em escolas públicas da rede municipal de ensino, de um município localizado no interior do estado do Paraná. O instrumento para coleta das informações foram entrevistas semiestruturadas. O procedimento para o tratamento dos dados empíricos foi inspirado na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos dos sujeitos evidenciaram que a garantia de todas as crianças terem acesso à educação obrigatória é um avanço para nossa sociedade. No entanto, a implementação da política exige dos sistemas de ensino uma estrutura física com espaços e tempos adequados para o encaminhamento do processo pedagógico que atenda às singularidades da criança do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos.
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