Educação e linguagem: elementos para uma introdução crítica ao preconceito linguístico

Autores/as

  • Edinei Oliveira Vasco Universidade Estadual de Goiás
  • Veralúcia Pinheiro Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2880

Palabras clave:

Denominação cultural, Educação, Linguagem, Preconceito linguístico

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar alguns conceitos e concepções referentes à interação moderna entre dois fenômenos - educação e linguagem - cuja indissociabilidade aparente, tanto epistemológica quanto funcional, apresenta elementos que contribuem para o desenvolvimento de uma introdução crítica ao preconceito linguístico. Este é entendido como uma forma peculiar de preconceito social, que se efetiva no interior das relações sociais, por meio do sistema educacional - no qual a escola moderna é considerada o local privilegiado e legítimo de transmissão e imposição da língua caracterizada como padrão, oficial ou “culta” - e através da dominação cultural e da imposição linguística daí proveniente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza analítico-descritiva que utilizará como metodologia um referencial bibliográfico a respeito da temática e dos objetos de estudos propostos.

Palavras-chave: Denominação cultural. Educação. Linguagem. Preconceito linguístico.

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Biografía del autor/a

Edinei Oliveira Vasco, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (MIELT/UEG). Graduado em Letras (Port/Ing) por essa mesma instituição. Especialista em Psicopedagogica Clínica e Institucional, e em Docência Universitária, pela Faculdade Católica de Anápolis.

Veralúcia Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás

Veralúcia Pinheiro é doutora em Educação pela Unicamp/SP, docente no curso de História da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT – Universidade Estadual de Goiás – UEG. Pesquisadora das áreas de educação, violência, juventude e gênero.

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Publicado

2016-05-04

Cómo citar

Vasco, E. O., & Pinheiro, V. (2016). Educação e linguagem: elementos para uma introdução crítica ao preconceito linguístico. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 103–115. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2880