O aluno surdo no ensino regular e a escolaridade obrigatória

Autores/as

  • Maria Aparecida Leite Soares

Palabras clave:

Escolaridade, Educação Especial, Aluno Surdo

Resumen

Este artigo, a partir de uma dupla base - de estudos e de minha experiência prática - tem por objetivo discutir a escolaridade obrigatória do aluno surdo do ensino regular, considerando que, somente por meio de uma relação entre professor do ensino especial e professor do ensino regular, é que os conhecimentos acumulados por ambos se integram, a partir das diferentes experiências educacionais, possibilitando a construção do novo teórico-prático que se pretende obter para poder produzir práticas pedagógicas diferentes das que até então, ambos, praticavam isoladamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALIEIRO, Clay R. O deficiente auditivo e a escola: relatos de algumas experiências. São Paulo,PUC/SP, Dissertação de Mestrado,1989.

__________& BALIEIRO, Ronaldo O. Diagnóstico da deficiência auditiva nos primeiros anos de vida: importância da participação dos pediatras. Distúrbios da comunicação, vol. 2, n. 1-2, jan/jun, 1987.

BRASIL. MEC. CENESP. Proposta curricular para deficientes auditivos.Brasília, 000/MEC, 1979.

BUENO, José Geraldo Silveira. Educação Especial brasileira: a integração/ segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC/PUCSP, 1993.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Lingüística e alfabetização. Revista Espaço, INÊS, Rio de Janeiro, n. 20, dez, 2003.

CAPELLINI, Vera Lúcia. Alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns: avaliação do rendimento acadêmico.ln: Anais da 25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu, ANPEd, 2002.

DUARTE, Márcia & MANZOLI, Luci Pastor. Síndrome de Down: um estudo sobre inclusão escolar na rede pública do ensino fundamental na cidade de Araraquara-SP. ln: Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro,ANPEd/UERJ, 2004.

GERALO1,João Wanderley.O uso como lugar de construção dos recursos lingüísticos. Revista Espaço,INES,Rio deJaneiro,n. 8,ago/dez,1997.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Linguagem, surdez e educação. Campinas, Autores Associados, 1996.

ILLIANO, Fernanda C.Trajetória curricular de uma escola de surdos: entre o ensino regular e as demandas do alunado. São Paulo, PUC/SP, Dissertação de Mestrado, 2002.

JANNUZZI,Gilberta Sampaio de Martino.A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1985.

LACERDA,Cristina B.Feitosa de. A inserção da criança surda em classe de crianças ouvintes: focalizando a organização do trabalho pedagógico. ln: Anais da 23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu, ANPEd, 2000.

MONTALVÃO, E.C. et ai. A implementação de política pública para educação especial e a prática docente de professores inclusores em dois municípios do estado de São Paulo. ln: Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro, ANPEd/UERJ,2004.

SACRISTÁN, J. G. Poderes Instáveis em Educação. Porto Alegre. ArtMed, 1999.

SACRISTÁN, J. G.Educação Obrigatória:seu sentido educativo. Porto Alegre. ArtMed, 2001.

SEVERINO,Antonio Joaquim.Consolidação dos cursos de pós-graduação em educação: condi­ ções epistemológicas, políticas e institucionais. ln: CASALI, Alípio e col. Conhecimento, pesquisa eeducação.Campinas,Papirus,2001.

SKLIAR, Carlos (Org). Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, Mediação, 1998.

SOARES, Maria Aparecida Leite. A educação do deficiente auditivo: reabilitação ou escola­ ridade? São Paulo, PUC/SP, Dissertação de Mestrado,1990.

SOARES, Maria Aparecida Leite. A educação do surdo no Brasil. São Paulo, EDUSF/ Autores Associados, 1999.

TARTUCCI, Dulcéria. Alunos surdos na escola inclusiva: ocorrências interativas e construção de conhecimento. ln: Anais da 25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Gra­ duação e Pesquisa em Educação. Caxambu, ANPEd, 2002.

TESKE, Ottmar. A função do intérprete na educação do surdo. ln: Anais do li Congresso Internacional do INÊS. Rio de Janeiro, INÊS/MEC,2003.

Publicado

2004-06-30

Cómo citar

Soares, M. A. L. (2004). O aluno surdo no ensino regular e a escolaridade obrigatória. Revista De Educação PUC-Campinas, (16). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/285

Número

Sección

Artículos