A escrita de lide na alfabetização

Autores/as

  • Raquel Pereira Soares Prefeitura Municipal de Uberlândia
  • Adriana Pastorello Buim Arena Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2747

Palabras clave:

Ação docente, Aprendizagem da escrita, Prática pedagógica, Trabalho em duplas

Resumen

O tema proposto para esta reflexão aborda o ensino da escrita e da leitura a partir de um gênero textual, a notícia, mais especificamente uma de suas partes constituintes: o lide. O artigo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de produções escritas de quatro duplas de crianças entre seis e oito anos matriculadas no segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012, durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. Ao propor às crianças a escrita do lide, foi possível perceber que, além de se envolverem na prática da escrita dos textos, conseguiram produzir com autonomia uma parte da estrutura composicional do gênero notícia. A escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita e a convivência social.

Palavras-chave: Ação docente. Aprendizagem da escrita. Prática pedagógica. Trabalho em duplas.

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Biografía del autor/a

Raquel Pereira Soares, Prefeitura Municipal de Uberlândia

Mestre em Educação. Professora da Educação Básica na Escola Municipal Mario Alves Araújo Silva

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutorado pela Sobornne Paris IV. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Prograsma de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2015-11-09

Cómo citar

Soares, R. P., & Arena, A. P. B. (2015). A escrita de lide na alfabetização. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 81–93. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2747