Transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação

Autores/as

  • Ortenila Sopelsa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcio Giusti Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Regina Oneda Mello Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2664

Palabras clave:

Aprendizagem, Ensino, Interdisciplinaridade, Saberes docentes, Transdisciplinaridade

Resumen

O presente estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa exploratória, com o objetivo geral de refletir a transdisciplinaridade como atitude favorável para a reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental. Os principais autores que deram sustentação ao estudo foram Edgar Morin, Hilton Japiassu, Akiko Santos, Pierre Weil e Basarab Nicolescu. O estudo teórico propiciou a compreensão da necessidade da concepção transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem. A fim de contemplar os objetivos da pesquisa, foram realizadas leituras, discussões e reflexões acerca de textos de Edgar Morin com 150 alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Na concepção dos alunos, os estudos e as reflexões sobre os conceitos de Edgar Morin em relação à transdisciplinaridade possibilitaram-lhes espaços de interlocução e apropriação do conhecimento para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Interdisciplinaridade. Saberes docentes. Transdisciplinaridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ortenila Sopelsa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências das Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Getúlio Vargas, 2125, Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil. Correpondência para/Correspondence to: O. SOPELSA. E-mail: <ortenila.sopelsa@unoesc.edu.br>.

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências das Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Getúlio Vargas, 2125, Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil. 

Regina Oneda Mello, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Citas

Barbosa, M.C.; Horn, M.G.S. Projetos pedagógcos na educaççao infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Cotrim, G.; Fernandes, M. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Saraiva, 2010.

Gadamer, H.G. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. v.1.

Japiassu, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

Morin, E. O método II: a vida da vida. 3.ed. Portugal: Europa-América, 1999.

Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Morin, E. Ciência com consciência. 13.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ltda, 2010.

Nicolescu, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.

Petraglia, I.C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995.

Santos, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.37, 2008, p.71-83.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/07.pdf>. Acesso em: 20 maio 2013.

Weil, P.; D’Ambrosio, U.; Crema, R.A. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Sumus, 1993.

Publicado

2015-11-09

Cómo citar

Sopelsa, O., Trevisol, M. G., & Mello, R. O. (2015). Transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 95–106. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2664