Uma concepção em construção: o ensino religioso em uma perspectiva pedagógica a partir do artigo 33 da LDB

Autores/as

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Palabras clave:

Educação, História da Educação, Ensino Religioso, Componente Curricular

Resumen

A revolução da educação foi uma das de maior impacto nos últimos dois séculos. O ensino se generalizou e se tornou obrigatório até idades cada vez mais avançadas em muitos países e se diversificou em seus conteúdos. O próprio conceito de educação pode-se dizer que mudou. Na maioria dos países, esse tema da educação aparece, justamente, como um dos mais desafiantes para o futuro de seu desenvolvimento. Neste contexto é o Ensino Religioso, um componente inserido no currículo das escolas brasileiras como forma de conquista de um espaço para instituições religiosas, que assume um novo perfil visando à formação do cidadão capaz de reler o seu cotidiano em uma perspectiva pluralista para que dele participe ativamente como um cidadão.

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Publicado

2006-11-30

Cómo citar

Junqueira, S. R. A. (2006). Uma concepção em construção: o ensino religioso em uma perspectiva pedagógica a partir do artigo 33 da LDB. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/211

Número

Sección

Artículos