Inclusão educacional no Brasil: limites e possibilidades

Autores/as

  • José Luis Sanfelice

Palabras clave:

Exclusão e inclusão educacional, Neoliberalismo , Contra-Consciência

Resumen

Este texto historiciza os conceitos de exclusão e inclusão. Utiliza exemplos de publicações triviais para expressar a lógica vigente da sociedade de hoje, incapaz de pensar a inclusão como uma possibilidade real. O neoliberalismo é apontado como a ideologia que referenda uma exclusão social e educacional supostamente naturais. Considera que as políticas sociais são submetidas à lógica de mercado. A inclusão educacional, nesse universo, apresenta limites estruturais e não incorreção de percurso. A educação para o trabalho traduz a submissão deste ao capital. A inclusão social e educacional nos limites do modo-de-produção capitalista são vistas como utopias irrealizáveis. Torna-se pois necessário pensar a inclusão social e educacional numa lógica não do capital. Determinação subjetiva e ações objetivas coletivas são essenciais para a construção de uma contra-consciência visando uma sociedade qualitativamente superior, desalienante e humanizadora.

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Publicado

2006-11-30

Cómo citar

Sanfelice, J. L. (2006). Inclusão educacional no Brasil: limites e possibilidades. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/206

Número

Sección

Artículos