O mestrado profissional: mais um equívoco da política nacional de pós-graduação

Autores/as

  • Antônio Joaquim Severino

Palabras clave:

Pós-Graduação, Mestrado Profissional, Pesquisa

Resumen

O artigo apresenta e discute a proposta da nova modalidade de curso de pós-graduação criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Mestrado Profissional. Para tanto, apresenta os elementos contidos na Portaria 47/95 e na Resolução 80/1998 e desenvolve uma análise crítica da referida modalidade de curso. A argumentação baseia-se na constatação dos graves equívocos produzidos por esse curso na pós-graduação stricto sensu, destacando-se a ameaça que representa para os mestrados acadêmicos, em função do comprometimento da praticamente único espaço de formação de novos pesquisadores, nas diversas áreas do conhecimento. Sem desconhecer a relevância de se aprimorar profissionais, em prazo curto, para atender as demandas de atualização das novas tecnologias, o texto questiona se tal objetivo deve ser alcançado mediante essa modalidade de curso, cuja natureza se aproxima mais do curso de especialização, lato sensu. É questionado igualmente o uso dessa nomenclatura, dadas suas ambigüidades que mais confundem do que explicitam as diferenças entre as modalidades acadêmica e profissional do mestrado, fornecendo status e privilégios injustificáveis nesse nível de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pes­ soal de Nível Superior (CAPES). Portaria 47. 17/10/95. Brasília: Capes, 1995.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pes­ soal de Nível Superior (CAPES). Mestrado Profissional no Brasil: a situação e uma nova perspectiva. lnfocapes. Dez. 1995, p.18-21.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pes­ soal de Nível Superior (CAPES). Programa de flexibilização do modelo de pós-graduação senso estrito em nível de Mestrado. lnfocapes. Dez. 1995, p.21-24.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pes­ soal de Nível Superior (CAPES). Portaria 80. 16/12/1998. Brasília: Capes, 1998.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pes­ soal de Nível Superior (CAPES). Seminário para além da academia: a pós-graduação contribuindo para a sociedade. Brasília: Ca­ pes, mar/abr. 2005.

NOSELLA, P. Mestrado Profissional em edu­ cação? São Carlos: s/e, 2005. (mimeo).

Publicado

2006-11-30

Cómo citar

Severino, A. J. (2006). O mestrado profissional: mais um equívoco da política nacional de pós-graduação. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/204

Número

Sección

Artículos