Alice, Alice, onde estás que não respondes?
Resumen
A leitura da obra Pensamiento Pedagógico do educador russo Vasili A. Sujom linski,2 à qual tivemos acesso por ocasião da nossa participação no Congresso Pedagogia 90 em Havana, Cuba (1990), acordou em nós a lembrança do exercício de ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, em outras épo cas, em um curso de Magistério e, ao mesmo tempo, reavivou a alegria de uma infância longínqua, (mas nem por isso menos presente) construída com o encantamento de pedaços co loridos de louça, retalhos de tecido e, sobretudo, com fragmentos de que são feitos os contos de fada, tal como lembra Walter Benjamin, ao trazê-los à baila em os "Livros infantis antigos e esquecidos" (p.235).
Descargas
Citas
BENJAMIN, W. Livros infantis antigos e esqueci dos. ln: . Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
JAKOBSON, R. Lingüística e Comunicação. 3. ed., São Paulo: Cultrix, 1970.
MAGGI, B. La palabra y la ensefíanza de la litera tura. ln: . El pequeno drama de la lectura. Havana, Cuba, 1988.
PESSOA, F. Obras Completas em prosa. V. 1, Rio de Janeiro: Aguilar, 1974.
SUJONLINSKI, V. A. Pensamiento Pedagógico. Trad. por Arnaldo Azzati. Prefácio e Seleção de S. Solovéichik. Mosaí: Ed. Progresso, 1975.