REPRESENTAÇÕES CULTURAIS: INTERCÂMBIOS ENTRE ESCOLAS
Resumen
"O que torna a cultura universitária tão distante de ser comunicada às pessoas é o fato de que ela não se nutrindo do concreto, tornou-se pobre e abstrata" (Bosi, 1983: p.28).
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli ''Tendências Atuais da Pesquisa na Escola". Cadernos Cedes, 43, ano XVIII, Campinas, SP: Papirus, dez, 1997, pp. 46-57.
ANDRÉ, Marli. Etnografia da Prática Escolar.Campinas, SP: Papirus, 1995.
BOSI, Ecléa:"Cultura e Desenraizamento".Revista Novos Estudos. São Paulo, 1983.
CAILLOIS, Roger. O Homem e o Sagrado. Edições 70, SP: Martins Fontes, 1979.
CAMARGO, Dulce M. Pompêo de. Mundos Entrecruzados: formação de professores lei gos. Campinas, SP: Ed. Alínea, 1997.
CANDAU, Vera Maria. "Educação Escolar e Culturas"Tecnologia Educacionat V. 22 (125) jul/ago, 1995.
CASTORIADIS, Cornelius: "La Societé Surbucratique"; Union Generate d'Éditions, 1973 - Paris. Traduzido para o português por Margarida Portela e José Paulo Viana: Edi ções Afrontamentos, 1979.
CIMI. "Tapirapé: um povo ameaçado". Cader nos Cimi. nº 73, jul/dez, 1981.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FERREIRA, Sueli. Imaginação e Linguagem no Desenho daCriança.Campinas, SP: Papirus, 1998.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Cultu ras. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GRUPIONI, Luís Donisete (org.).Índios no Bra sil. Brasília. MEC. 2. ed. 1994.
GUARESCHI, P. &JOVCHELOVITCH, S. Textos de Representações Sociais. 2. ed., Petrópolis: Vozes, 1995.
GUSMÃO, NeusaM. Mendes de."Antropologia e Educação: Origens de um Diálogo". Ca dernos de Educação. Faculdade de Educa ção/ PUC-Campinas, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos.Democratizaçãoda Es cola Pública.4. ed.São Paulo:Editora Loyola., 1986.
SANTOS, Boaventura de Souza. "Para uma Pedagogia do Conflito". Novos Mapas Cultu rais. Novas Perspectivas Educacionais. Por to Alegre: Ed. Sulina, 1996.
SA VIANI, Dermeval. PedagogiaHistórico-Crítica. São Paulo: Ed. Cortez, 1992.