Avaliação: reflexão e prática

Autores/as

  • Marta Leardini Gonzaga
  • Vera Lúcia de Carvalho Machado
  • Maria Eugênia Castanho

Palabras clave:

Avaliação, Currículo, Planejamento

Resumen

O objetivo do texto é refletir sobre o tema da avaliação, dada sua importância e relevância no processo de ensino e aprendizagem. Em primeiro lugar, é traçado um histórico do cenário mundial, a partir do qual se percebe a influência dos países capitalistas nas políticas educacionais de todo o mundo, sobretudo no que concerne à avaliação dos processos e projetos educacionais. Subjugada à lógica de mercado desses países, a escola enfrenta crises das mais diversas, visto que perde sua essência. Em seguida, são discutidas as crenças com relação à avaliação em si: seu caráter formativo e sua eficácia e significação. É esboçado o planejamento e a avaliação de uma ação efetivamente educativa. Fez-se necessário, então, definir a idéia de currículo. Para tanto, foi buscado o conceito de Miguel Zabalza, o qual afirma que, por meio do currículo, a escola deve buscar sua própria identidade, de maneira a responder às exigências ou demandas do grupo social a que atende. O texto encerra apontando a necessidade de continuar aprofundando o estudo das questões de ensino, aprendizagem e avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: regulação e emancipação, para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.

HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

____. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ZABALZA, Miguel Angel. Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Porto: ASA, 2000.

ZABALZA, Miguel Angel. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2008-11-30

Cómo citar

Gonzaga, M. L., Machado, V. L. de C., & Castanho, M. E. (2008). Avaliação: reflexão e prática. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/103

Número

Sección

Artículos