Cadernos de turma de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: perspectivas do ensino de Álgebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5615

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Álgebra, Práticas de ensino

Resumo

Este artigo refere-se ao ensino de Álgebra na Educação de Jovens e Adultos do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – 2° segmento do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Buscamos refletir sobre como se deu o ensino de Álgebra em uma turma desse curso, ofertada no período de 2012 a 2014, por meio das práticas pedagógicas registradas pelosdocentes. Para isso, tomamos como fonte os cadernos de turma da área de Matemática dos professores que atuaram nesses cursos. Estes cadernos são o meio peloqual os professores descrevem suas aulas e as intervenções pedagógicas adotadas. É importante mencionar que os professores que atuam nesse curso são bolsistas, estudantes dos cursos de licenciatura, e são orientados por docentes da Universidade. Resultados apontam que a Aritmética e a Álgebra aparecem de forma inter-relacionada, demonstrando que o uso de sequências recursivas e não recursivas pode ser uma prática interessante para introduzir a Álgebra aos estudantes do projeto de Educação de Jovens e Adultos.

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Biografia do Autor

Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Centro Pedagógico, Programa de Pós-Graduação em
Educação Conhecimento e Inclusão Social.

Guilherme Silva Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação
em Educação e Docência.

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

Ferreira, A. R. C., & Vieira, G. S. (2022). Cadernos de turma de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: perspectivas do ensino de Álgebra. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–14. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5615

Edição

Seção

Artigos