Estágio de docência: caminhos formativos para a educação superior na perspectiva de estudantes de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5341

Palavras-chave:

Estágio de docência, Formação de professor, Magistério superior

Resumo

O estudo buscou conhecer a dinâmica do estágio de docência nos programas de pós-graduação vinculados às Ciências Biológicas e à área da Saúde de uma universidade pública federal localizada no estado de Minas Gerais e suas implicações no processo de formação do professor para o magistério superior, na perspectiva dos estudantes. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo, em que foram adotadas a entrevista semiestruturada para a coleta de dados e a técnica de análise do conteúdo, foi possível afirmar a inexistência de uma normatização na estrutura do estágio de docência dos programas de pós-graduação vinculados à referida área do conhecimento. Dentre as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, destacam-se o acompanhamento dos professores supervisores e a docência com ênfase em aulas expositivas,
desprovidas, em sua maioria, de análises reflexivas a respeito dessas ações. Na perspectiva dos estudantes
que participaram dessa investigação, o estágio de docência vem contribuindo para a formação dos futuros docentes da educação superior, especialmente porque colabora com as habilidades sociais ao possibilitar a relação desses com estudantes da graduação e com a ambiência da docência, o que favorece o processo de desenvolvimento da identidade profissional.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Pereira, A. L., & Paixão, J. A. (2022). Estágio de docência: caminhos formativos para a educação superior na perspectiva de estudantes de pós-graduação. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–18. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5341

Edição

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Artigos