O reconhecimento intersubjetivo como impulsionador de responsabilidade pela alteridade em casos de conflitos na escola | Intersubjective recognition used to boost the responsibility for otherness in cases of conflicts in schools

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4230

Keywords:

Alteridade. Conflito escolar. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Intersubjetividade.

Abstract

O artigo enfatiza a concepção de que quando há conflitos na escola, que envolvam a alteridade de seus integrantes, o reconhecimento intersubjetivo deve ser utilizado como possível encaminhamento. As bases empíricas desse texto são três pesquisas: a primeira, utilizando uma metodologia interativa, com uma amostra de 86 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da região central do estado do Rio Grande do Sul e, um questionário, na coleta de dados. A segunda, de metodologia qualitativa, com amostra de 366 estudantes do ensino fundamental, de uma escola pública localizada na periferia da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A coleta de dados se deu por meio de textos, desenhos, entrevistas. A terceira, de natureza quantiqualitativa, com uma amostra de 235 alunos do ensino fundamental, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, da região oeste catarinense e outra de Portugal, do Minho. Na coleta de dados utilizou-se um questionário. A análise efetuada permite afirmar que o reconhecimento será solicitado quando houver a necessidade de restaurar a relação social que foi abalada por causa do conflito (primeira e segunda pesquisa) ou do bullying (terceira pesquisa). Expõe-se isso, pois a construção da identidade pessoal de todo sujeito relaciona-se à pressuposição de reconhecimento por parte dos outros, afinal, toda relação intersubjetiva permite que os indivíduos, de modo recíproco, possam se experienciar um no outro, conforme a identidade que se reconhecem para si mesmos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Grasiela Cristine Celich Dani, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia. Santa Maria, RS, Brasil.

Lúcia Salete Celich Dani, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação. Santa Maria, RS, Brasil.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Getúlio Vargas, 2125, Bairro Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil.

References

Avilés, J.M. Bullying: el maltrato entre iguales, agresores, víctimas y testigos en la escuela. Salamanca: Amarú, 2006.

Celich, G.C. Os conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimento. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

Fante, C.; Pedra, J. A. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Hegel, G.W.F. Fenomenologia do espírito. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Hegel, G.W.F. Enciclopédia das ciências filosóficas: a filosofia do espírito. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2011.

Honneth, A. Crítica del agravio moral: patologias de la sociedade contemporánea. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009a.

Honneth, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos socais. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2009b.

Melim, F.; Pereira, M.B.F.L.O. A influência da Educação Física no bullying escolar: a solução ou parte do problema? Revista Ibero-americana de Educação, v.67, n.1, p.65-84, 2015. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/34624/1/A influência da Educação Física no bullying escolar.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2017.

Puig, J.M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

Rolim, M. Bullying: o pesadelo da escola, um estudo de caso e notas sobre o que fazer. Porto Alegre: Porto, 2008.

Sastre, G.; Moreno, M. Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2002.

Tognetta, L.R.P.; Vinha, T.P. Até quando? Bullying na escola que prega a inclusão social. Educação, v.35, n.3, p.449-464, 2010.

Tognetta, L.R.P.; Vinha, T.P. Apresentação. In: Tognetta, L.R.P.; Vinha, T.P. (Org.). Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade? contribuições da Psicologia. Campinas: Mercado de Letras, 2011. (Coleção Educação e Psicologia em Debate).

Trevisol, M.T.C. et al. Bullying na escola: compreensão de alunos portugueses e brasileiros. Joaçaba: UNOESC, 2017. Relatório de Pesquisa.

Vinyamata, E. Compreender o conflito e agir educativamente. In: Vinyamata, E. (Org.). Aprender a partir do conflito: conflitologia e educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Werle, D.L.; Melo, R.S. Reconhecimento e justiça na teoria crítica da sociedade em Axel Honneth. In: Nobre, M. (Org.). Curso livre de teoria crítica. 2.ed. São Paulo: Papirus, 2008.

Published

2019-02-11

How to Cite

Dani, G. C. C., Dani, L. S. C., & Ceron Trevisol, M. T. (2019). O reconhecimento intersubjetivo como impulsionador de responsabilidade pela alteridade em casos de conflitos na escola | Intersubjective recognition used to boost the responsibility for otherness in cases of conflicts in schools. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(1), 15–34. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4230

Issue

Section

Thematic Section: School: conflicts, feelings and alterity