Apresentação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a4101

Abstract

 

O dossiê sobre Avaliação Educacional intenta tematizar e fomentar o debate acerca da avaliação que tem sido alvo de ampla discussão no cenário nacional e internacional. A avaliação tem sido incorporada como propulsora de mudanças, distanciando-se de sua função tautológica. Suas implicações sociais, políticas humanas e éticas pressupõe avanços na direção de ações que gerem melhorias, não se restringindo ao diagnóstico de uma dada situação ou condição.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, km 136, Pq. das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil.

References

Bonniol, J.J.; Vial, M. Modelos de avaliação: textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Cappelletti, I.F. Opções metodológicas em avaliação: saliências e relevâncias no processo decisório. Roteiro, v.37, n.2, p.211-226, 2012.

Freire, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

Perrenoud, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Rodrigues, P. As três “lógicas” da avaliação de dispositivos educativos. In: Estrela, A.; Rodrigues, P. (Org.). Para uma fundamentação da avaliação em educação. Lisboa: Colibri, 1995.

Saul A.M. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Published

2018-03-12

How to Cite

Rios, M. P. G. (2018). Apresentação. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(1), 1–7. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a4101