THE GLOBALIZATION AND THE INTERCULTURAL PERSPECTIVE IN EDUCATION: ITS IMPLICATIONS ON MATHEMATICS TEACHING
Keywords:
Interculturalism/Multiculturalism, Intercultural Education, Globalization and Ma thematics EducationAbstract
The purpose of this article is to show some reflections on the implications of globalization in education matters, through the highlight given to intercultural perspective in the European educational scenario. With this objective, the author will use his research done in Portugal related to this subject. Starting fram this point, some considerations will be featured on the implications of these perspectives for the mathematics teaching in Brazil.
Downloads
References
ALVARENGA, Maria luísa. A Aula de Português - Espaço Intercultural: para uma Pedagogia da Recepção numa Perspectiva
Intercultural. Lisboa: Universidade Aberta, Instituto de Estudos Pós-Graduados, 1997. (Dissertação de Mestrado em Relações
Interculturais).
BAPTISTA, Helena Margarida da Silva Verejão. Diversidade na Escola e Educação Intercultural. Porto: Universidade Aberta,
Instituto de Estudos Pós-Graduados, 1997. (Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais)
BRASIl. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. ParâmetrosCurricularesNacionais.1997
CANEN, Ana. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. 21ª Reunião Anual da ANPEd, Brasil, Caxambu, 1998 (Grupo de Trabalho: Currículo)
CARDOSO, Carlos Manuel. Educação Multicultural: Percursos para Práticas Reflexivas. Lisboa: Texto Editora, 1996.
CASTILHO, Santana. Manifesto para a Educação em Portugal- Os Equívocos e as Soluções, as Tendências do Terceiro Milênio. Lisboa: Texto Editora, 1999.
COMUNIDADES EUROPÉIAS. Livro Verde sobre a Dimensão Européia na Educação. Bruxelas: Comissão das Comunidades
Européias,1993.
CONCEIL DE L'EUROPE. "Résolution (68) 18 relative a I'enseignement des langues aux travailleurs migrants". In Résolution sen Faveur des Travailleurs Migrants Adoptées par le Comité des Ministres du Conseil de I'Europe sur Proposition du Représentant Spécial pour les Réfugiés Nationaux et les Excédents de Population.Strasbourg, p.02-5, 1979a.
___. "Résolution (70) 35: Scolarisation des Enfants des Travailleurs Migrants". In Résolutions en Faveur des Travailleurs
Migrants Adoptées parle Comité des Ministres du Conseil de I'Europe sur Proposition du Représentant Spécial pour les Réfugiés
Nationaux et les Excédents de Population. Strasbourg, p.37-42, 1979b.
___. "Résolution (76) 12: sur le Livret Scolaire et de Santé pour les Enfants Scolarisés dansun Pays Étranger". In Résolutions en Faveur des Travailleurs Migrants Adoptée sparle Comité des Ministres du Conseil de I'Europe sur Proposition du Représentant Spécial pour les Réfugiés Nationaux et les Excédents de Population. Strasbourg, p. 91-4, 1979c.
___. "Résolution (78) 4: Relative aux Répercussions Sociales et Économiques sur les Travailleurs Migrants des Récessionsou
Crises Économiques". In Résolutions en Faveur des Travailleurs Migrants Adoptées par le Comité des Ministres du Conseilde
I'Europe sur Proposition du Représentant Spécial pour les Réfugiés Nationaux et les Excédents de Population. Strasbourg, p.
-6,1979d.
____. La Scolarisation des Enfants de Migrants. Strasbourg, 1981 (Neuvieme séminaire d'enseignants du Conseil de I'Europe).
____. Projet nº 7 du CDCC: L'Éducation et le Développement Culturel des Migrants, Ia Culture d'Origine et la Culture des Migrants. Strasbourg,1982(ConseildeIaCoopération Culturelle, Division de l'Enseignement Scolaire).
___. Projet nº 7 du CDCC: L'Éducation et le Développement Culturel des Migrants, L'Interculturalisme: de I'Idée à la Pratique
Didactique et de la Pratique à la Théorie. Strasbourg,1986 (Conseilde la Coopération Culturelle, Division de l'Enseignement
Scolaire).
CORTESÃO, Luiza, STOER, Stephen. Projectos, Percursos, Sinergias no Campo da Educação Inter/Multicultural. Porto: CIIE, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, s/d (Projectos PIC e PEDIC- Relatório Final).
___."A interculturalidade e a Educação Escolar: Dispositivos Pedagógicos e a Construção da Ponte entre Culturas". In
Revista Inovação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, v.9, nº 1 e 2, pp.35-51, 1996(Educação e Diversidade)
___."Levantando a pedra": da Pedagogia Inter/Multicultural às Políticas Educativas numa Época de Transnacionalização.
Porto: Edições Afrontamento, 1999 (Biblioteca das Ciências do Homem, nº 12).
EXPRESSO. UE entre justiça e segurança. Lisboa: 16 de Outubro de 1999, p. 02-03 (Jornal)
___. Europa abre mais vagas para alunos e docentes. Lisboa: 08 de Janeiro de 2000 (Jornal)
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In: Zetétiké. Campinas, São Paulo:
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação
Matemática, nº1, 1995.
GALVÃO, Maria Emília. "Dimensão Européia da Educação: Realidade ou Utopia ?" In Revista Millenium. Viseu: Instituto Superior
Politécnico, ano 3, nº11, p. 34-51, 1998.
GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Matemática Escolar e Matemática da Vida Cotidiana. Campinas: Editora Autores
Associados, 1999a (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, nº65).
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
HARGREAVES, Andy. Os Professores em Tempos de Mudança: o Trabalho e a Cultura dos Professores na Idade Pós-Moderna.
Lisboa: Editora McGraw-HiII,1998.
JORNAL de NOTÍCIAS. Extrema-direita Segunda na Áustria. Porto, 04 de Outubro de 1999, p.42 (Jornal)
MARTINHO, Antonio Manuel P. Matoso, ARAÚJO, Francisco Costa. História: 11º Ano de Escolaridade. Porto: Areal Editores, 1990.
MATOS, Isabel Aires de. "Integração Escolar de Minorias Étnicas e de Luso-Descendentes em Situação de Retorno".ln Revista Millenium. Viseu: Instituto Superior Politécnico, ano 2, nº 8, pp.92-96, 1997.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Despacho Normativo ~ 63/91. Lisboa, 1991.
____. Despacho Normativo nº 170/91. Lisboa, 1993.
____. Encontros no Secundário - Documentos de Apoio ao Debate ~ 1º Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, 1997.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO/OCDE. Relatório Nacional de Portugal.Lisboa,1984a(Exame das políticas educativas/ OCDE)
____. Exame das Políticas Nacionais de Educação. Lisboa, 1984b (OCDE)
MIZUKAMI,Maria da Graça N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino).
MOREIRA, Carlos Diogo. Identidade e Diferença: os Desafios do Pluralismo Cultural. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, Instituto 101 Superior de Ciências Sociais e Políticas, 1996.
OCDE. O Ensino na Sociedade Moderna. Porto: Edições ASA, 1989 (Colecção Biblioteca Básica de Educação e Ensino).
PAIVA, Maria Lizália Leitão Ribeiro Vilhena e. Minorias e Indisciplina Escolar. Lisboa: Universidade Aberta, Instituto de Estudos
Pós-Graduados, 1994 (Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais).
ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz. "O Papel das Universidades Abertas nas Relações Interculturais". In Revista Inovação. Lisboa:
Instituto de InovaçãoEducacional,v.9,nº 1e 2, p.165-175,1996 (Educação e Diversidade).
ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz et alii. População Escolar Directa e Indirectamente ligada à Imigração. Lisboa: Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas, Direcção-Geral do Ensino Básico e Secundário,1988.
____. Sociologia das Migrações. lisboa: Universidade Aberta, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais,
(Colecção de Estudos Pós-Graduados).
ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz e MENDES, Maria Luísa Sobra!. Educação Intercultural de Adultos. Lisboa, Universidade Aberta, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, 1996 (Colecção de Estudos Pós-Graduados).
SCOPREM. Educação Intercultural: Guia do Professor - 1º ciclo. Lisboa: Ministério da Educação, Secretariado Coordenador dos
ProgramasdeEducaçãoMulticultural,1995a (Colecção Educação Intercultural,nº2).
___. Educação Intercultural: Abordagens e Perspectivas. Lisboa: Ministério da Educação, Secretariado Coordenador dos
Programas de EducaçãoMulticultural,1995b (Colecção EducaçãoIntercultural,nº3) Educação Intercultural: Concepções e Práticas em Escolas Portuguesas. Lisboa: Ministério da Educação, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, 1995c (Colecção Educação Intercultural, nº4).
____.Tolerância: Limiar da Paz-Manual Educativo para Utilização pelas Comunidades e pelas Escolas -UNESCO ).Lisboa: Ministério
da Educação, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, 1995d.
____. Educação para a tolerância: actas da conferências .Lisboa: Ministério da Educação, Secretariado Coordenador dos
Programas de Educação Multicultural, 1996 (Colecção Educação Intercultural, nº 5)
____. Educação Intercultural: relatos de experiências. Lisboa: Ministério da Educação, Secretariado Coordenador dos
ProgramasdeEducaçãoMulticultural,1997a (Colecção Educação Intercultural,nº 6).
____.Apologia do Intercultural. Lisboa: Ministério da Educação, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação
Multicultural, 1997b (Colecção Educação Intercultural,nº7).
____.Projecto de Educação Intercultural 1993/94 - 1996/97: Relatório de Execução. Lisboa: Ministério da Educação, Secretaria do
Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, 1998a (Colecção Educação Intercultural, nº8)
_____. projecto de Educação Intercultural: Relatório de Avaliação Externa. Lisboa: Ministério da Educação, Secretariado
I.R.B. GIARDlNETIO Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, 1998b (Colecção Educação Intercultural, nº9)
____. Gestão Intercultural do currículo - 1Qciclo. Lisboa: Ministério da Educação, Secretariado Coordenador dos Programas de
Educação Multicultural, 1998c (Colecção Educação Intercultural, nº10)
SARDAR, Ziauddin, RAVETZ, Jerry e LOON, Borin van. Matemática para Principiantes. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2000.
SILVA, Porfírio. "Por uma Europa do Conhecimento, Programas Comunitários que Aprendam (uma Reflexão a partir do Programa Leonardo da Vinci)". In Revista Millenium. Viseu: Instituto Superior Politécnico, ano 3, nº11, p. 94-108, 1998.
SIMÕES, Vítor Corado. "O Processo de Globalização: Implicações para Portugal". ln Globalização: implicações para o
desenvolvimento sustentável. Lisboa: Conselho Económico e Social, p. 08-24,1998 (Série "Estudos e Documentos").
TAVARES, Manuel Viegas. O In sucesso Escolar e as Minorias Étnicas em Portugal: uma Abordagem Antropológica da Educação.
Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
UNESCO. Professores e Ensino: num Mundo em Mudança. Porto: Edições ASA, Relatório Mundial de Educação,1998.(Colecção
Perspectivas Actuais)
VALENTIM, Joaquim Pires. Escola, Igualdade e Diferença. Porto: Campo das Letras, 1997.