ABOUT DEMOCRACY IN THE EVERIDAY LIFE OF THE PRIVATE SCHOOL: AN ANALYSIS OF CATEGORIES
Abstract
O trabalho de pesquisa que desenvolvemos no decorrer do primeiro semestre de mestrado em Educação, orientado pela profa. Dra. Dulce Maria Pompêo de Camargo, na disciplina "Seminários sobre a Universidade e a Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio" procurou traçar, por meio de análise de categorias, um perfil, ainda que restrito, do espaço escolar privado e um perfil do professor que atua nesse espaço.
Downloads
References
BRUNI, J. Carlos, "Ideologia e cultura". ln: Ciências Sociais, (coletânea de textos), CENP, SEE/SP, 1986.
CASTORIADES, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto Ili:o mundo fragmentado.Tradução de Rosa Maria Boaventura, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
DAGNINO, E. (Org.). Os movimentos sociais e a emergência de uma nova cidadania. ln. Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense. 1994.
ENGUITA, Mariano Fernández. La profesión docente y la comunidad escolar: crónica de un desencuentro. Madrid: Morata, 1995.
FOUCALT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
NORONHA, Olinda M. História da Educação: sobre as origens do pensamento utilitarista no ensino superior brasileiro. Campinas, SP:Alínea, 1998.
SANTOMÉ, Jurjo T. Política educativa, multiculturalismo e práticas culturais democráticas na sala de aula. Anais da XIX Reunião da ANPEd, Caxambu (MG), setembro de 1996.
SCHAFF, Adam. História e verdade. Trad. Maria Paula Duarte. 6.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1995 (Ensino Superior).
VEIGA, llmaP.A.,Maria E.L.M Castanho(Orgs.). "Conhecimento escolar:o mito da fronteira entre a ciência e a cultura", de Dulce Maria P.Camargo. ln Pedagogia universitária: aula em foco, Campinas, SP: Papirus, 2000.
Observações: As informações desse trabalho são oriundas dessa pesquisa do grupo em escolas de ensino fundamental ao ensino superior e, em sua maioria, escolas privadas, daí o resultado do título do trabalho.