A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino / Images for the education of hearing-impaired students: Uses in formal and informal educational spaces

Authors

  • Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão Universidade de São Paulo
  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo
  • Margarete de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3001

Keywords:

Educação bilíngue, Leitura de imagem, Linguagem visual

Abstract

Esta pesquisa objetiva discutir o uso da imagem na educação de surdos em espaços formais e não formais de ensino, focando-se em propostas que podem ser desenvolvidas pela escola de educação básica e por museus de arte. Ademais, intenta-se apresentar algumas possibilidades de leitura de imagem, com vistas ao aprimoramento de práticas pedagógicas que envolvem tais sujeitos nos espaços mencionados. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Fundamentando-se em autores como Quadros, 2005, Burke, 2004, Thoma et al., 2014, Reily, 2003-2004, dentre outros que pesquisam sobre artes e educação de surdos, apresenta-se a imagem como uma possibilidade que vai além de um uso simplificado, mas provido de grande potencial narrativo repleto de potencialidades pedagógicas para o público surdo. Compreende-se que a imagem é também um importante recurso didático na educação de surdos, auxiliando, inclusive, no processo de alfabetização e de aquisição de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Diante do estudo empreendido, infere-se que há muitas possibilidades de intervenções em relação à leitura de imagens no contexto educativo com alunos surdos, tanto em escolas quanto em espaços museais, e que é necessária a formação constante de profissionais que transitam nesses espaços com vistas ao aprimoramento do uso do recurso em questão.

Palavras-chave: Educação bilíngue. Leitura de imagem. Linguagem visual.

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Author Biographies

Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade de São Paulo. Linha de Pesquisa: Educação Especial. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, é docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação Especial, com ênfase em Educação de Surdos e Língua brasileira de sinais (LIBRAS).

Margarete de Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestranda em Museologia pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em "Práxis artísticas e terapêuticas: Interface da Arte e da Saúde" pela Faculdade de Terapia Ocupacional da FMUSP e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo. Atua na área de educação em museus.

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Published

2017-03-15

How to Cite

Leão, G. B. de O. e S., Sofiato, C. G., & Oliveira, M. de. (2017). A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino / Images for the education of hearing-impaired students: Uses in formal and informal educational spaces. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 51–63. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3001