Entre conhecimentos específicos e pedagógicos: dificuldades encontradas em docentes da área da Saúde

Authors

  • Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel Universidade Federal de Santa Maria
  • Sílvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Tonús Universidade Federal de Santa Maria
  • Thaise Lopes Grigolo de Vargas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2489

Keywords:

Área de saúde, Desenvolvimento profissional docente, Docência em saúde, Docência universitária, Ensino superior, Prática docente

Abstract

Este artigo é decorrente da pesquisa “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente”. Buscou-se analisar as dificuldades encontradas na prática docente de nove professores da área da saúde de uma instituição de ensino superior pública. Para tanto, utilizaram-se dados encontrados nas entrevistas narrativas referentes a um dos eixos norteadores da entrevista: Área do saber acadêmico em ação, e trata, mais especificamente, do indicador dificuldades encontradas na docência. Os resultados evidenciaram desafios inerentes à carreira, tais como: formação pedagógica; falta de prática profissional no início da carreira docente; professor como reprodutor do conhecimento; novo perfil de estudantes e inovações tecnológicas; administração dos valores éticos e morais; solidão pedagógica. Considera-se a necessidade de investimentos por parte da instituição e do corpo docente na busca de aperfeiçoamento e superação dos desafios impostos.

Palavras-chave: Área de saúde. Desenvolvimento profissional docente. Docência em saúde. Docência universitária. Ensino superior. Prática docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil. 

Sílvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação. Santa Maria, RS, Brasil.

Daniela Tonús, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: D. TONÚS. E-mail: <dtonus@hotmail.com>.

Thaise Lopes Grigolo de Vargas, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Faculdade de Terapia Ocupacional. Santa Maria, RS, Brasil.

References

Anastasiou, L.G.C.; Alves, L.P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2003.

Batista, N.A. et. al. A disciplina formação didático-pedagógica em saúde na pós-graduação stricto sensu da UNIFESP/EPM: uma proposta em foco. In: Batista, N.A.; Batista, S.H. (Org.). Docência em saúde: temas e

experiências. São Paulo: Editora Senac, 2004. p.203-212.

Bauer, M.W.; Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2004.

Carneiro, L.A. et al. O ensino da ética nos cursos de graduação da área de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v.34, n.3, 2010. p.412-421.

Castanho, M.E. Pesquisa em pedagogia universitária. In: Cunha, M.I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007. p.63-73.

Cavalcante, L.I.P. et al. Docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada e desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v.3, n.6, p.162-182, 2011. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/viewFile/184/ pdf_1>. Acesso em: 23 maio 2015.

Connelly, M.F; Clandinin, J.D. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: Larrosa, J.; Arnaus, R.; Ferrer, V. et al. (Org.). Déjame que te cuente. Barcelona: Alertes, 1995. p.11-236.

Costa, N.M.S.C. Formação pedagógica de professores de nutrição: uma omissão consentida? Revista de Nutição, v.22, n.1, p.97-104, 2009.

Cunha, M.I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, v.39, n.3, p.609-626, 2013.

Cunha, M.; Isaia, S.M. Professor da Educação Superior. In: Morosini, M. (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: glossário. Porto Alegre: Inep, 2002. v.2.

Gerber, V.K.Q.; Zagonel, I.P.S. A ética no ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa. Revista Bioética, v.21, n.1, p.168-78, 2013.

Gonçalves, M. Aprender a ensinar em saúde: um estudo qualitativo em um curso de Fisioterapia. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

Goodson, I. Profesorado e historias de vida: um campo de investigación emergente. In: Goodson, I. (Ed). Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004. p.45-62.

Isaia, S.M.A. Formação do professor de ensino superior: tramas na tessitura. In: Morosini, M. (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS, 2003.

Isaia, S.; Bolzan, D.P.V. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Revista Linhas Críticas, v.14, n.26, p.43-58, 2008.

Marcelo Garcia, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora,1999.

Moraes, M.C. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogo Educacional, v.7, n.22, p.13-38, 2007.

Moraes, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n.2, p.191-211, 2003.

Oliveira, V.F. A universidade como lugar de formação: ciclus, um dispositivo em questão. In: Isaia, S.M.A. (Org.). Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/qualidadedaeducacao superior2.pdf>. Acesso em: 23 maio 2015.

Pimenta, S.G.; Anastasiou, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

Soares, S.R; Cunha, M. Programas de pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.7, n.14, p.577-604, 2010.

Souza, E.C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre historia de vida em formação. Revista Educação em Questão, v.25, n.11, p.22-36, 2006.

Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis: Vozes. 2002.

Published

2015-11-09

How to Cite

Battistel, A. L. H. T., Isaia, S. M. de A., Tonús, D., & Vargas, T. L. G. de. (2015). Entre conhecimentos específicos e pedagógicos: dificuldades encontradas em docentes da área da Saúde. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 107–115. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2489