INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: DILEMMAS AND STUDIES IN THE AREAS OF LANGUAGES AND ARTS
Keywords:
Higher Education, Teaching Languages and Arts, Interdisciplinarity, Interdisciplinary ApproachAbstract
Este artigo tem por pretensão discutir as concepções sobre interdisciplinaridade e as práticas pedagógicas interdisciplinares no âmbito do ensino superior, mais especificamente nas áreas de Letras e Artes. Após estudo análogo em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, buscamos, nas novas áreas, caminhos para uma orientação sobre práticas interdisciplinares no contexto da educação superior, sob hipótese de que tais práticas pudessem aí ocorrer de forma mais freqüente, natural e organizada, contribuindo para o repensar das concepções e práticas educativas em todos os campos do conhecimento. Para isso, considerou-se a opinião de três docentes e pesquisadores em ensino de Letras e de cinco da área de Artes sobre como concebem a interdisciplinaridade e como ocorrem aí as práticas interdisciplinares na formação superior. O estudo das falas, em confronto com as teorias sobre o tema, fornece uma perspectiva crítica de superação de fronteiras entre concepções, práticas pedagógicas e condições de desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar.
Downloads
References
ARAUJO, Elizabeth A.; LOPES, Jairo de A.. Práticas Interdisciplinaridades: Análise dos obstáculos didáticos e epistemológicos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Revista de Educação PUC-Campinas. Nº 15, novembro de 2003, p. 89 -98.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CASTANHO, Sérgio E. M.. A Universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, Ilma Passos A.; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 13-48.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas, SP: Papirus, 1999.
FAZENDA, Ivani C. A.. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2002
FIGUEIREDO, L.C.M. Psicologia: uma introdução – uma visão histórica da psicologia como ciência. São Paulo: Educ, 1991.
FIORIN, José Luiz. Curso de Letras: desafios e perspectivas para o próximo milênio. In: Seminário Nacional de Literatura e Crítica 4, Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa 2, 1999. Goiânia. Anais Seminário Nacional de Literatura e Crítica 4, Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa 2. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2001, p.13-21.
MACHADO, Nilson J.. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1998.
SCHWARTZMAN, Simon. A redescoberta da cultura. São Paulo: EDUSP, 1997.