How does existential (dis)narrativization happen today?, this is what the (audio)visual (auto)biographical stories, produced by the media and digital generations in transition, tell us

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13848

Keywords:

Digital literacy, Educational methods, Research methods, Media education, Storytelling

Abstract

Neste artigo se produz uma reflexão relacionada à (des)narrativação da existência, ou seja, da vida humana no planeta terra, uma das várias crises ontológicas da modernidade avançada, que caracteriza esta etapa conhecida como Antropoceno. Essa crise vem de relacionar narrativa, experiência e existência, para nos confrontar histórica, política e eticamente, com a razão instrumental, como um dos sintomas, e as consequências devastadoras geradas em toda a escala, com a produção do ser neoliberal. Como alternativa para a construção de novas âncoras narrativas existenciais, apresentam-se alguns resultados da tese de doutorado sobre a mediação dos relatos (áudio)visuais (auto)biográficos de estudantes de três universidades da Espanha, Brasil e Colômbia.

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Published

2024-11-21

How to Cite

Ossa, D. L. M. (2024). How does existential (dis)narrativization happen today?, this is what the (audio)visual (auto)biographical stories, produced by the media and digital generations in transition, tell us. Revista De Educação PUC-Campinas, 29. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13848

Issue

Section

Dossiê: A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital