As representações sociais de professoras da Educação Infantil em relação ao desgaste docente
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5109Palavras-chave:
Representação social. Condições de trabalho docente. Educação infantil.Resumo
O artigo discute, pelo viés da teoria das representações sociais, especificamente as abordagens dimensional e estrutural, as representações sociais de professoras da Educação Infantil sobre as condições de trabalho que ocasionam desgaste docente. As informações foram coletadas a partir de questionário (n=116) respondido por professoras da Educação Infantil na cidade de Ponta Grossa (Paraná). As análises foram realizadas com o apoio dos softwares Evoc, Simi e Alceste, além de ter sido feita uma análise de conteúdo. Verificou-se que a maior procedência dos elementos constituintes de desgaste são: (a) as condições físicas e materiais do trabalho; (b) a estrutura e funcionamento da Educação Infantil, a qual carece de investimentos para melhorar as condições de trabalho e (c) a falta de professoras como fator que revela a Educação Infantil como etapa secundária em relação aos significados da docência.
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