O ensino da língua materna na École Maternelle pública francesa | The teaching of the mother tongue at public french Maternelle School

Autores

  • Fabiana Aparecida dos Reis Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Educação.
  • Milena Moretto Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Educação. http://orcid.org/0000-0002-1924-1678

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4932

Palavras-chave:

Alfabetização e ensino de língua materna. Concepção de linguagem. Educação Infantil.

Resumo

As experiências como professora da Educação Infantil foram as razões que motivaram a investigação do trabalho com a língua materna nesse nível escolar. Todavia, a oportunidade de vivenciar algumas práticas de ensino em uma escola de Coësmes (França) proporcionou o interesse de realizar pesquisa no território francês de forma a compreender como a alfabetização tem ocorrido nesse país. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar o que as docentes francesas priorizam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. Foram realizadas entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em uma escola pública localizada no centro de Paris. As análises mostram que elas priorizam a alfabetização ao invés do letramento e o ensino da língua pátria, ou seja, objetivam a alfabetização das crianças francesas e daquelas que vieram de outros países.

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Biografia do Autor

Fabiana Aparecida dos Reis, Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Educação.

 Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade São Francisco (2001-2003), Especialização Lato Sensu pela Faculdade Anhanguera Educacional (2015) . Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2018-2020). Atuou com Formadora do PNAIC/ Educação Infantil (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), entre 2017 e 2018. É Professora PEB I, Educação Infantil, na Prefeitura do município de Itatiba, mas atualmente exerce a função de Formadora na Secretaria da Educação. É também Professora PEB II - Língua Portuguesa do Colégio Bom Jesus, unidade Itatiba. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase em Educação e Práticas Pedagógicas, Ensino e Material Didático, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa (alfabetização, letramento e língua materna).

Milena Moretto, Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Educação.

 Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. Já atuou como professora dos anos iniciais, no ensino fundamental de 6o. a 9o. ano e no Ensino Médio com as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. Atualmente, é professora concursada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Participa do grupo de pesquisa ALTER-AGE da Universidade de São Paulo, ALTER-LEGE da Universidade São Francisco e Relações de ensino e trabalho docente da Universidade São Francisco. Foi coordenadora do Programa de Leitura e do Programa de Formação Geral da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com seguintes temas: Interlocução, Produção de Textos, Reescrita, Gêneros Textuais, Análise do Discurso e Sequências Didáticas.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Reis, F. A. dos, & Moretto, M. (2020). O ensino da língua materna na École Maternelle pública francesa | The teaching of the mother tongue at public french Maternelle School. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4932

Edição

Seção

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas