Funções da Educação de Jovens e Adultos em prisões

Autores

  • Magda Sílvia Donegá Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - PPGE
  • Maria Aparecida Mello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4630

Palavras-chave:

Educação Básica. Educação de Jovens e Adultos. Prisões. Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos visa garantir três funções: reparadora, equalizadora e qualificadora. No contexto das prisões, ela inclui outros aspectos que se articulam às funções da Educação Básica, discutidos neste artigo a partir das seguintes questões de pesquisa: quais são as funções atribuídas por lei à Educação Básica nas prisões e como a área científica discute a Educação de Jovens e Adultos ofertada às pessoas em privação de liberdade? As pesquisas científicas em prisões realizadas pelos pesquisadores Marc de Maeyer, Elionaldo Julião, Elenice M.C. Onofre, Roberto da Silva e Augusto Thompson nos auxiliaram nas respostas às questões iniciais. A fundamentação teórica sobre Educação de Adultos foi subsidiada por Paulo Freire, e, para compreensão e análise dos processos de ensino e de aprendizagem, apoiamo-nos na Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotsky. Os resultados indicaram que a Educação Básica nas prisões brasileiras sofre a influência da cultura prisional, que cria entraves à prática educativa, e, ao mesmo tempo, a condição de confinamento amplia suas funções. A Educação Básica nas prisões pode alcançar os seguintes objetivos: inserir as pessoas em privação de liberdade em processos de humanização, instrumentalizá-las, reconciliá-las com os estudos, fortalecer a autoestima, colocá-las em contato com referenciais do mundo externo à prisão, formar a cidadania ativa, inseri-las em processos de formação continuada, além de ser uma oportunidade para a (re)construção de planos de vidas.

 

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Biografia do Autor

Magda Sílvia Donegá, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - PPGE

Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, Núcleo de Estudos
e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky. Rod. Washington Luís, km 235, SP 310, 13565-905, São
Carlos, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.A. MELLO. E-mail:
<mare.uab@gmail.com>.

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Publicado

2020-06-12

Como Citar

Donegá, M. S., & Mello, M. A. (2020). Funções da Educação de Jovens e Adultos em prisões. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4630

Edição

Seção

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?