Reforma do Ensino Médio: velhos problemas e novas alterações | Secondary School Reform: O ld problems and new changes
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4626Palavras-chave:
Ensino Básico. Políticas Públicas. Reforma do Ensino Médio.Resumo
O presente estudo objetiva apresentar uma retomada cronológica das mudanças ocorridas no Ensino Médio brasileiro, bem como discutir a atual Reforma Educativa, a partir da Lei nº 13.415, de 16/02/2017 e da Base Nacional Comum Curricular. O problema foi pensado por meio da pergunta: alterações do Ensino Médio são suficientes para qualificar a educação ao menos deste nível de ensino? A hipótese do texto é de que não há Reforma que qualifique um nível de ensino sem que se leve em consideração a correlação com outros níveis, neste caso, o Ensino Fundamental e o Ensino Superior. O método utilizado consistiu em pesquisa bibliográfica e documental, sobretudo o exame da legislação que trata do Ensino Médio, mas também pesquisa qualitativa no que diz respeito ao exame de posições de autores que tratam do tema. A singularidade do artigo está na necessidade de se pensar uma Reforma ampla e não de apenas um nível de ensino. Como resultados, argumenta-se que a proposta de Reforma do Ensino Médio, operacionalizada pela Lei n°13.415 de 16/02/2017, não oferece possibilidade de qualificação do Ensino Médio por desconsiderar outros níveis de ensino, além das interferências na estrutura das provas dos vestibulares de universidades estaduais, confessionais e privadas, adequando-a às competências e habilidades; a alteração sobre o entendimento em relação à formação docente e, por fim, a transparência nas parcerias entre os sistemas de ensino, instituições de educação e o Ensino a Distância.
Downloads
Referências
Bald, V.A.; Fassini, E. Reforma do Ensino Médio: resgate histórico e análise de posicionamentos a respeito da lei n°13.415/17 por meio de revisão de literatura. 2017. 19f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Profissional) – Universidade do Vale do Taquari, Lajado, 2017. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/handle/10737/1868. Acesso em: 1 abr. 2019.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/do-cumentos/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 4 abr. 2018.
Brasil. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Câmara dos Deputados, 2017a. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/ legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 20 abr. 2019.
Brasil. Presidência da República. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em: 20 abr. 2019.
Brasil. Senado Federal. Lei n. 9.394/1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 2017b.
Campos, R.S.P. O Ensino Médio brasileiro e o contexto da educação estadual paulista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v.9, n.1, p.122-131, 2017.
ALTERAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO 15
https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4626 Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 25: e204626, 2020
Ferreira, E.B.; Silva, M.R. Centralidade do Ensino Médio no contexto da nova “ordem e progresso”. Educação e Sociedade, v.38, n.139, p.287-292, 2017.
Ferretti, C.J. Reformulações do Ensino Médio. Holos, ano 32, v.6, p.71-91, 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4988. Acesso em: 2 abr. 2018..
Krawczyk, N. Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.41, n.144, p.752-769, 2011.
Krawczyk, N.; Ferretti, C.J. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Revista Retratos da Escola, v.11, n.20, p.33-44, 2017. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acesso em: 1 abr. 2019.
Lima, M.; Maciel, S.L. Secondary Education reform in the Temer administration: Corrosion of the right to education in the context of a financial crisis in Brazil. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230058, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1413-24782018000100245&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 ago. 2019.
Lüdke, M.; André, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. p.38.
Nóvoa, A. Se fosse brasileiro, estaria indignado com a situação da educação. [Entrevista cedida a] Paiva, T. Carta Capital, São Paulo, 28 mar. 2017. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/se-fosse-brasileiro-estaria-indignado-com-a-s ituacao-da-educacao/. Acesso em: 14 jul. 2017.
Piletti, N. Psicologia educacional. São Paulo: Ática, 1988.
Richardson, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Silva, M.R. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista Belo Horizonte, v.34, e214130, 2018.