Os Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul | The Technical Courses Integrated from Federal Institute of Mato Grosso do Sul (Brazil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4584

Palavras-chave:

Curso Técnico. Ensino Médio. Ensino Profissional. Escola-Instituição.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a constituição dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, no período de 2011 a 2015. Trata-se de estudo qualitativo, que tem como metodologia a análise documental, o uso de questionários e a entrevista semiestruturada. A pesquisa é norteada pela relação entre trabalho e educação, por meio das categorias de análise propostas por Petitat (espaço, tempo e conteúdos). Os sujeitos da pesquisa foram 20 estudantes egressos, 19 docentes e 1 diretor, os quais participaram dos 3 cursos (Informática, Eletrotécnica e Mecânica). Constatou-se que, apesar da existência da proposta de integração, a dualidade histórica não foi totalmente superada, pois, segundo os egressos dos cursos, nem sempre ocorre integração entre as unidades curriculares; além disso, na percepção da maioria, a referida integração ocorre apenas de forma parcial. Somente um quarto dos sujeitos afirmou perceber a integração, de acordo com a constatação de que 57,8% dos docentes compreendem a concepção de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional com vistas ao desenvolvimento integral dos estudantes. Com isso, sinaliza-se que há aspectos a serem aprimorados pela comunidade acadêmica.

 

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Biografia do Autor

Tânia Mara Dias Gonçalves Brizuena, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

Brizuena, T. M. D. G., & Figueira, K. C. N. (2020). Os Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul | The Technical Courses Integrated from Federal Institute of Mato Grosso do Sul (Brazil). Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–14. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4584

Edição

Seção

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?