Estratégias de aprendizagem autorregulada e formação inicial de professores de Geografia: uma revisão sistemática de literatura1 | Self-regulated learning strategies and initial education of Geography teachers: A systematic literature review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4568

Palavras-chave:

Autorregulação, Formação de professores, Geografia.

Resumo

Este artigo objetiva averiguar, com base em uma revisão sistemática de literatura, o investimento em estratégias de ensino e aprendizagem autorregulada em cursos de Licenciatura em Geografia. Os dados foram coletados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Red de Revistas Cientificas de America Latina y el Caribe, España y Portugal e na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em periódicos da Geografia com classificação Qualis A1, A2 e B1 dos últimos cinco anos. A busca pelos trabalhos teve como resultado o total de 154 artigos. Destes, apenas 25 tratavam especificamente da formação inicial de professores e, dentre estes, apenas 8 atendiam às demandas da pesquisa. Os resultados revelaram a necessidade de mais investimento em programas de intervenção em estratégias de aprendizagem e a necessidade de pesquisas futuras que disseminem na Geografia a temática da autorregulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liz Cristiane Dias, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia
Educacional.

Referências

Abreu, S.; Souza, A.O. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Geografia/UFGD: linguagens, prática e formação de professores. Geo UERJ, n.29, p.543-565, 2016.

Berglas, S.; Jones, E.E. Drug choice as a self-handicapping strategy in response to non-contingent success. Journal of Personality and Social Psychology, v.36, n.4, p.405-417,1988.

Boruchovitch, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia Reflexão e Crítica, v.12, n.2, p.361-375, 1999.

Boruchovitch, E. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.18, n.3, p.401-409, 2014.

Boruchovitch, E.; Bzuneck, J.A.; Guimarães, S.E.R. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

Boruchovitch, E.; Costa, E.R.; Neves, E.R.C. Estratégias de aprendizagem: contribuições para a formação de professores nos cursos superiores. In: Joly, M.C.R.A.; Santos, A.A.A.; Sisto, F.F. (org.). Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p.239-260.

Bueno, M.A.B.; Moraes E.M.B. As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a formação de professores de Geografia. Revista Ateliê Geográfico, v.11, n.1, p.71-86, 2017.

Bzuneck, J.A. As crenças de auto-eficácia e seu papel na motivação do aluno. In: Boruchovitch, E.; Bzuneck, J.A. A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. p.116-133.

Cardoso, L.R.; Bzuneck, J.A. Motivação no Ensino Superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v.8, n.2, p.145-155, 2004.

Castellar, S. Didática da Geografia escolar: possibilidades para o ensino e a aprendizagem no Ensino Fundamental. 2010. Tese (Doutorado em Livre-Docência) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

Castellar, S.M.V. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o pensamento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.7, n.13, p.207-232, 2017.

Cavalcanti, L.S. O lugar como espacialidade na formação do professor de Geografia: breves considerações sobre práticas curriculares. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.1, n.2, p.1-18, 2011.

Cavalcanti, L.S. O estudo de cidade e a formação do professor de Geografia: contribuições para o desenvolvimento teórico-conceitual sobre cidade e vida urbana. Revista Ateliê Geográfico, v.11, n.2, p.19-35, 2017.

Dansereau, D.F. Learning strategy research. In: Segal, J.W.; Chipman, S.F.; Glaser, R. (ed.). Thinking and learning skills. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates,1985. p.209-240.

Dembo, M.H. Applying educational psychology. New York: Longman, 1994.

Dembo, M.H. Learning to teach is not enough: Future teachers also need to learn to learn. Teacher Education Quaterly, v.28, n.4, p.23-35, 2001.

Finez, L.; Sherman, D.K. Train in vain: The role of the self in claimed self-handicapping strategies. Journal of Sport and Exercise Psychology, v.34, n.2, p.600-620, 2012.

Frison, L. Autorregulação da aprendizagem: abordagens e desafios para as práticas de ensino em contextos educativos. Revista de Educação PUC-Campinas, v.21, n.1, p.1-17, 2016.

Frison, L.M.B.; Veiga-Simão, A.M. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, v.45, p.2-20, 2013.

Gadbois, S.A.; Sturgeon, R.D. Academic self-handicapping: relationships with learning specific and general self-perceptions and academic performance over time. British Journal of Educational Psychology, v.81, n.2, p.207-222, 2011.

Ganda, D.R.; Boruchovitch, E. As atribuições e causalidade as estratégias autoprejudiciais de alunos de curso de pedagogia. Psico-USF, v.21, n.2, p.331-340, 2016.

Ganda, D.R.; Boruchovitch, E. Promoting self-regulated learning of Brazilian preservice student teachers: Results of an intervention program. Frontiers in Education, v.3, n.1, p.1-12, 2018.

Good, T.L.; Brophy, J.E. Educational psychology: A realistic approach. New York: Longman, 1986.

Goya, D. et al. O uso de estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas na disciplina semipresencial de processamento da informação. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação/CBIE, 6., 2017, Recife. Anais eletrônicos [...]. Recife: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1079

Hadwin, A.; Järvelä, S.; Miller, M. Self-regulation, co-regulation, and shared regulation. In: Patricia A.A.; Schunck, D.H.; Greene, J.A. (ed.). Collaborative learning environments. New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2017.

Hadwin, A.; Oshige, M. Self-regulation, coregulation, and socially shared regulation: Exploring perspectives of social in self- regulated learning theory. Teachers College Record, v.113, n.2, p.240-264, 2010.

Joly, M. et al. Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: rede de relacionamento em bases online. Avaliação Psicológica, v.15, n.1, p.73-82, 2016.

Maia, D.C.; Maia A.C.N. Práticas formativas e diferentes estratégias para o ensino de Geografia nos anos iniciais. GeoTextos, v.13, n.2, p.115-134, 2017.

McCaslin, M. Co-regulation of student motivation and emergent identity. Educational Psychologist, v.44, n.2, 137-146, 2009. Doi: http://dx.doi.org/10.1080/00461520902832384

McCaslin, M.; Burross, H.L. Research on individual differences within a sociocultural perspective: Co-regulation and adaptive learning. Teachers College Record, v.113, n.6, p.325-349, 2011.

Nisbet, J.; Shucksmith, J. Learning strategies. London: Routledge & Kegan Paul, 1986.

Nunes, F.G. Linguagem fotográfica e ensino de Geografia: experiências desenvolvidas no PIBID/Geografia/UFGD. PerCursos, v.17, n.35, p.28-48, 2016.

Panadero, E.; Klug, J.; Järvelä, S. Third wave of measurement in the self-regulated learning field: When measurement and intervention come hand in hand. Scandinavian Journal of Educational Research, v.60, n.6, p.723-735, 2015.

Perassinoto, M.G.M.; Boruchovitch, E.; Bzuneck, J.A. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, v.12, n.3, p.351-359, 2013.

Petticrew, M. Time to rethink the systematic review catechism? Moving from ‘what works’ to ‘what happens’. Systematic Reviews, v.4, n.1, p.36, 2015.

Petticrew, M.; Roberts, H. Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. Hoboken: John Wiley & Sons, 2008.

Pintrich, P.R. The role of goal orientation in self-regulated learning. In: Boekaerts, M.; Pintrich, P.; Zeidner, M. Handbook of self-regulation. New York: Academic Press, 2000.

Pintrich, P.R.; Garcia, A.T. Student goal orientation and self-regulation in the college classroom. In: Meher, M.L.; Pintrich, P.R. (ed.). Advaces in motivation and achievement: Goals and self-regulatory processes. Greenwich: Jai Press Inc, 1994. p.371-402.

Polydoro S. et al. Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista de Educação PUC-Campinas, v.20, n.3, p.201-213, 2015.

Portugal, J.F.; Oliveira, S.S. O PIBID e a formação de professores de Geografia no Sertão do Sisal: práticas, narrativas e experiências de iniciação à docência. PerCursos, v.17, n.35, p.4-27, 2016.

Pozo, J. Estratégias de aprendizagem. In: Coll, C.; Palácios, J.; Marchesi, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p.176-197.

Pozo J.; Monereo C.; Castelló, M. O uso estratégico do conhecimento. In: Coll, C.; Palácios, J.; Marchesi, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. p.145-160.

Santos, L. A contribuição dos processos metacognitivos na formação do pedagogo. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.

Santos, O.J.X.; Boruchovitch, E. Estratégias de aprendizagem na formação de professores: uma análise da produção científica. Educação, v.32, n.3, p.346-354, 2009.

Schunk, D.H. Atribution as motivators of self-regulated learning. In: Schunk, D.; Zimmerman, B. (org.). Motivation and Self-regulated learning: Theory, research and applications. Bodmin: MPG Books Group, 2008.

Veiga, L.A.; Fonseca, L.R. O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de Geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL). Geousp: Espaço e Tempo, v.22, n.1, p.153-171, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.125843

Veiga-Simão, A.M. Integrar os princípios da aprendizagem estratégica no processo formativo dos professores. In: Lopes, S. et al. Aprendizagem auto-regulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2004. p.95-106.

Weinstein, C.E.; Acee, T.W.; Jung. J. Self-regulation and learning strategies. New Direction for Teaching and Leaning, v.2011, n.126, p.45-53, 2011.

Weinstein, C.E.; Mayer, R.E. The teaching of learning strategies. In: Wittrock, M. (ed.). Handbook of research on teaching. New York: MacMillan, 1985. p.315-327.

Woitowicz, E.; Schlosser, M.T.S. Atuações do PIBID na formação inicial de professores de Geografia. Boletim Geográfico de Maringá, v.36, n.1, p.30-47, 2018.

Zenorini, R.; Santos, A. A motivação e a utilização de estratégias de aprendizagem em universitários. In: Mercuri, E.; Polydoro, S.A.J. (org.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora, 2003. p.67-86.

Zimmerman, B.J. Developing self-fulfilling cycles of academic regulation: an analysis of exemplary instructional models. In: Schunk, D.H.; Zimmerman, B.J. (org.). Self-regulated learning: From teaching to self-reflective practice. New York: The Guilford Press, 1998. p.1-19.

Zimmerman, B. Attaining self-regulation: A social cognitive perspective. In: Boekaerts, M.; Pintrich, P.; Zeidner, M. (ed.). Handbook of selfregulation. New York: Academic Press, 2000. p.13-39.

Zimmerman, B.J. Becoming a Self-regulated Learner: An overview. Theory into Practice, v.41, n.2, p.64-70, 2002.

Zimmerman, B.J. Investigating self-regulation and motivation: Historical background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, v.45, n.1, p.166-183, 2008.

Zimmerman, B.J. From cognitive modeling to self-regulation: A social cognitive carrier path. Educational Psychologist, v.48. n.3, p.135-147, 2013.

Zimmerman, B.J.; Schunk, D.J. Self-regulated learning and performance: An introduction and an overview. In: Zimmerman, B.J.; Schunk, D.J. (ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. New York: Routledge, 2011. p.1-12.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Dias, L. C., & Boruchovitch, E. (2020). Estratégias de aprendizagem autorregulada e formação inicial de professores de Geografia: uma revisão sistemática de literatura1 | Self-regulated learning strategies and initial education of Geography teachers: A systematic literature review. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4568