Planejamento e organização do estágio nos cursos de Licenciatura em Educação Física de Mato Grosso | Planning and Organization of the Internship in the Graduate Courses of Physical Education in the State of Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4473Palavras-chave:
Educação física. Estágio curricular. Formação de professores.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o planejamento e a organização das disciplinas de Estágio Curricular em cursos de Licenciatura em Educação Física no Estado de Mato Grosso. A pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Foram analisados os programas das disciplinas de Estágio Curricular de dez cursos de Licenciatura em Educação Física no Estado de Mato Grosso a partir das ementas, dos objetivos, dos conteúdos, das metodologias e da avaliação. O estudo observou avanços no processo de estruturação e de organização do Estágio na formação de professores, como inclusão de seminários, momentos de produção e socialização de conhecimentos sobre o estágio.
Downloads
Referências
Almeida, F.F.V.; Moreira, E.C. Contribuições do estágio supervisionado de um curso de licenciatura em Educação Física: a percepção discente. Conexões, v.10, n.2, p.77-102, 2012.
Agostine, S. A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores. 2008. 281f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
Aroeira, K.P. O estágio como prática dialética e colaborativa: a produção de saberes por futuros professores. 2009. 253f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
Azevedo, M.A.R. Os saberes de orientações de professores: desafios para ações tutorais emancipatórias. 2009. 260f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
Bertagna, R.H. Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela. Pro-Posições, v.21, n.3, p.193-218, 2010.
Bogdan, R.; Biklen, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 2009.
Brasil. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7219.htm. Acesso em: 15 jun. 2018.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 15 jun. 2018.
Brasil. Ministério da Educação. Normativa 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à docência (Pibid). Brasília: Diário Oficial da União, 13 dez. 2007a. Seçao 1, p.39.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?op-tion=com_docman&view=download&alias=136731-rcp 002 -15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 jun. 2018.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 3, de 3 de outubro de 2018. Altera o Art. 22 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2018-pdf-1/98131-rcp003-18/file. Acesso em: 15 jun. 2018.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2018-pdf-1/98131-rcp003-18/file. Acesso em: 23 fev. 2020.
Brasil. Senado Federal. Projeto de Lei nº 227, de 2007. Acrescenta dispositivos à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para instituir a residência educacional a professores da Educação Básica. Brasília: Senado Federal, 2007b. Disponível em: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/80855. Acesso em: 9 jun. 2018.
Brasil. Senado Federal. Projeto de Lei nº 284, de 2012. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para instituir a residência pedagógica para os professores da Educação Básica. Brasília: Senado Federal, 2012. Disponível em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=112691&tp=1. Acesso em: 9 jun. 2018.
Brasil. Senado Federal. Projeto de Lei nº 6, de 2014. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a residência pedagógica para os professores da Educação Básica. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/115998. Acesso em: 23 jun. 2018.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital Capes 06/2018 Programa de residência pedagógica. Brasília: Capes, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-residenci a-pedagogica.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.
Fávero, L.A. Universidade e estágio curricular: subsídios para discussão. In: Alves, N. (org.). Formação de professores: pensar e fazer. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.53-71.
Fernandes, C.O.; Freitas, L.C. Currículo e avaliação. In: Beauchamp, J.; Page, S.D.; Nascimento, A.R. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: MEC, 2007. p.17-43.
Freitas, L.C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.
Gomes, L.R. Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior. Pro-Posições, v.18, n.2, p.183-196, 2007.
Libâneo, J.C. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Lima, M.S.L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
Luckesi, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Moreira, E.C. Formação de professores de Educação Física: a importância da prática de ensino e do estágio supervisionado na construção dos saberes. Corpoconsciência, v.7, n.1, p.31-48, 2003.
Piconez, S.C.B. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: Piconez, S.C. (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 2001. p.15-38.
Pimenta, S.G. O estágio na formação dos professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.
Pimenta, S.G. A pesquisa em didática (1996-1999). In: Pimenta, S.G. et al. Didática, currículos e saberes escolares. Rio de janeiro: DP&A, 2000. p.78-106.
Pimenta, S.G.; Lima, M.S.L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p.24-245.
Sborquia, S.P. Da formação e desenvolvimento profissional do professor de Educação Física à inovação educativa. 2008. 222f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
Silva, S.L.P.O. O estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física no Paraná. 2012. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.
Vasconcellos, C.S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 17. ed. São Paulo: Libertad, 2007. p.143.
Villas Boas, M.F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.