A autorregulação da aprendizagem: formação de docentes e discentes no contexto educacional | Self-regulated learning: Teacher training and student’s education in the school context
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4326Resumo
A seção temática “A autorregulação da aprendizagem: formação de docentes e discentes no contexto educacional” tem por objetivo disseminar e tematizar o aporte teórico e as pesquisas que abordam o assunto, relevante tanto para a comunidade científica como para os profissionais que atuam diretamente na escola.
Downloads
Referências
Lourenço, A.A.; Paiva, M.O.A. Autorregulação da aprendizagem: uma perspectiva holística. Ciências e Cognição, v.21, n.1, p.33-51, 2016.
Maciel, A.C.M.; Souza, L.F.N.I.; Dantas, M.A. Estratégias de estudo e aprendizagem utilizadas pelos alunos do Ensino Médio. Psicologia: Ensino e Formação, v.6, n.1, p.14-32, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-2061201500010 0003&lng=pt &nrm=iso>. Acesso em: 28 maio 2018.
Pozo, J.I. Estratégias de aprendizagem. In: Coll, C.; Palacios; J. Marchesi, A. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996. p.176-197. (Psicologia da Educação, v.2).
Rosário, P.; Núñes, J.; González-Pienda, J. Auto-regulação em crianças sub-10: projecto sarilhos do amarelo. Porto: Porto Editora, 2007.
Zimmerman, B.J. Investigating self-regulation and motivation: Historical, background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, v.45, n.1, p.166-183, 2008.
Zimmerman, B.J.; Schunk, D. (Ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. London: Routledge, 2011.