Professor, a construção do currículo e as tecnologias
Palavras-chave:
currículo, tecnologia, participaçãoResumo
O objetivo deste texto é destacar a importância da participação do corpo docente das escolas nas decisões a respeito da construção e reformulação de currículos. Para isso, procuramos analisar as concepções de currículo existentes, propondo, em seguida, uma reflexão a respeito da necessidade da organização dos professores através das várias instâncias representativas da sociedade civil, discutindo e construindo uma proposta educacional emancipatória.
Downloads
Referências
APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CORAZZA, Sandra M. ln: Moreira, A F.Currículo: Questões Atuais. Campinas. Papirus, 1996.
KINCHELOE, Joel L.A Formação do Professor como Compromisso Político. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LÉVY, Pierre.As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro. Ed. 34, 1993.
LION, Carina Gabriela. Mitos e Realidades na Tecnologia Educacional. ln: LITWIN, Edith (org). Tecnologia Educacional: Política, História e Propostas.Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa. Campinas: Papirus, 1997.
SANCHO, Juana Maria. Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice - O Social e o Político na Pós-modernidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.