Um novo currículo médico na FAMEMA: dois anos de experi~encia na mudança em direção a um aprendizado integrado baseado em problema, centrado no estudante e orientado à comunidade
Palavras-chave:
currículo médico, educação médica, formação do professorResumo
O artigo tem por objetivo apresentar o novo currículo médico da FAMEMA - Marília, voltado para o aprendizado integrado baseado em problema. Os resultados desta experiência, implantada em pareceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Comunidade local são analisados e avaliados, especialmente quanto às mudanças ocasionadas e ao processo continuo de aprendizado dos diferentes sujeitos envolvidos.
Downloads
Referências
BOELEN C, HECK JE: Defining and measuring the social accountability of medical schools. Division of Development of Human resources for Health - WHO - Geneva, Switzerland 1995. (WHO/HRH/95.7)
BONNER TN: Searching for Abraham Flexner. Acad Med Feb; 73 (2) 116-66, 1998.
KASSENBAUM DG, Cutler ER, Eaglen RH: The influence of accreditation on educational change in US medical schools. Acad Med. Dec; 72 (12) 1127-33, 1997.
KOMATSU, RS, ZANOLLI, MB, LIMA, VV. Aprendizagem Baseada em Problemas Marcondes, E & Lima-Gonçalves, E. Educação Médica. São Paulo: Sarvier, 1998, p. 223-237.
ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALU D. Continental Meeting on Medical Education, Medical Pratice and social needs. A new apporach to quality. XVI Conference of the Latin Amer ican Faculties of Medicine in Montevideo, Uruguay-1 O October 1994, Document published by PAHO in 1995 (Spanish version is nº 102 on Series Desarrollo de Recursos Humanos).